As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CIRURGIA PLÁSTICA NA ADOLESCÊNCIA

A procura quadruplicou em 5 anos, o que merece a atenção para as motivações e as conseqüências da intervenção nessa fase da vida!!

O número de cirurgias plásticas vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos e com isso, a presença do adolescente também ficou mais constante nos consultórios médicos, sendo necessário dar mais atenção às suas motivações, seus problemas e as conseqüências das plásticas nessa pessoa.


Todos nós sabemos que o adolescente está em constante mudança, e que a sua vontade por uma plástica hoje pode não ser a mesma amanhã, podendo não aceitar os resultados conseguidos.


O corpo do adolescente encontra-se em fase especial, em constante mutação, adaptando-se constantemente a novas formas físicas. Estabelecer uma auto-imagem e manter a auto-estima muitas vezes é difícil e pode requerer até acompanhamento psicológico.





A ansiedade que muitos vivenciam na adolescência pode levar a um aumento de peso e frequentemente buscam resolver situações desconfortáveis através de cirurgias, como a lipoaspiração. O médico normalmente o fará entender que o momento é de reeducação alimentar, apoio psicológico e alterações dos hábitos de vida.


Entretanto existem certas situações especiais que acarretam grande desconforto e complexos como: gigantomastias (mamas excessivamente grandes), hipomastias (mamas pequenas demais), ginecomastia (crescimento da mama masculina), entre outras. Nestes casos a indicação cirúrgica pode ser benéfica e evita a perpetuaçao de transtornos psicológicos.


Mesmo havendo indicação cirúrgica, certos procedimentos devem ser evitados nos momentos de maior atividade como período escolar ou práticas de esportes expostos ao sol ou que obriguem a desrespeitar as limitações pós-operatórias.


As cirurgias modificam o corpo nesta fase especial da vida, e durante certo tempo a aparência do paciente parecerá menos familiar. É importante observar que o apoio familiar nesta fase é essencial.Evitar críticas com relação ao resutado da cirurgia (muitas vezes até no pós-operatório imediato, quando o resultado final está longe de ser observado) ajudará muito na recuperação do adolescente. Críticas contundentes podem ser desastrosas, não importando se o resultado foi satisfatório ou não.

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL
Conquiste sua Beleza!!

Nenhum comentário: