As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

"CELULITE"


FIBROEDEMA GELÓIDE (CELULITE)




O fibroedema gelóide, mais conhecido como “celulite” é um fantasma na vida da mulher e talvez a maior inimiga. Nove entre dez mulheres sofrem com o problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado, onde as depressões e saliências estão acentuadas. Pode aparecer na puberdade, tanto na jovem magra, gorda, alta ou baixa. Além de ser desagradável aos olhos, do ponto de vista estético acarreta problemas álgicos nas zonas acometidas e diminuição das atividades funcionais. Existem diversas abordagens terapêuticas como forma de tratamento desse distúrbio, sendo estas de grande valia na obtenção de bons resultados, principalmente quando há associação entre duas ou mais técnicas. A fisioterapia dermato-funcional, através dessas técnicas de tratamento para o fibroedema gelóide (celulite), tem a capacidade de auxiliar a mulher em diferentes estágios da sua vida, evitando o mal-estar e prevenindo complicações decorrentes de mudanças hormonais. A colaboração da paciente em adotar uma dieta equilibrada, acompanhada de exercícios físicos regulares resulta no aumento dos benefícios do tratamento proposto, e principalmente contribue para a manutenção de um corpo mais saudável e belo, proporcionando um significativo benefício na qualidade de vida da paciente que tem a sua auto-estima aumentada.

O QUE É FIBROEDEMA GELÓIDE?

O fibroedema gelóide conhecido como "celulite" inicia com um aumento de líquido dentro do adipócito, com conseqüente mudança no seu pH e alterações nas trocas metabólicas. O adipócito comprime as células nervosas provocando dor à palpação e devido ao aumento de tamanho ocorre a distensão do tecido conjuntivo, com perda da elasticidade. O organismo responde a essas alterações formando tramas de colágeno que tentam encapsular todo o extravasamento do adipócito. Formam-se assim, os nódulos, que desenvolvem o aspecto em casca de laranja.

DICAS PARA PREVENIR A CELULITE:

Faça Atividade Física

Faça atividades físicas regularmente e abandone hábitos tóxicos, principalmente o fumo.
Use um Vestuário Mais Adequado

Quanto ao vestuário o mesmo não deverá ser constritivo, para não permitir a compressão da rede linfática superficial e venosa.

Consuma pouco sal
Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.
Invista nos chás
A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.
Controle o peso
Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, aceleram o surgimento de celulites.
Hidrate-se em abundância
Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.
Opte pelo natural
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.
Consuma mais fibras
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.O silício participa ativamente da síntese de colágeno, torna-se interessante um aumento no fornecimento de fibras, ricas em silício.
Consuma potássio
Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
Escolha as formas de cozimento mais saudáveis
Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.

Nenhum comentário: