As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 28 de dezembro de 2008

ACNE



Acne vulgar ou juvenil, é uma das doenças da pele (dermatoses) mais freqüentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes.

É uma afecção que atinge o conjunto pilossebáceo (pêlo e glândula sebácea). As lesões surgem na puberdade e acometem ambos os sexos, tendo um maior pico de incidência dos 14 aos 17 anos nas mulheres, e dos 16 aos 19 anos nos homens. Caracteriza-se por comedões (cravos), pápulas, pústulas e nas formas mais graves, por abscessos, cistos e cicatrizes em graus variáveis.
Atinge principalmente as seguintes áreas do corpo: face, região anterior e posterior do tórax. Estas partes do corpo são áreas ricas em glândulas sebáceas.
Como é o comportamento da acne?



Em alguns casos, as lesões são mínimas, quase imperceptíveis e assim permanecem por toda adolescência.
Em outros, as lesões tornam-se mais evidentes, perturbando a qualidade de vida e desencadeando ou agravando problemas emocionais.
Existem também casos em que as lesões podem ser tão extensas, que precisam obrigatoriamente de cuidados médicos, pela sua gravidade. Verifica-se, dessa forma, a grande existência de comedões ou acne propriamente dito com o período da puberdade de um indivíduo.
Verifica-se a grande existência de comedões ou acne propriamente dito com o período da puberdade de um indivíduo.
A acne começa na adolescência e se resolve em média na 2ª década da vida; entretanto, alguns pacientes ainda apresentarão sintomas após a idade de 35 anos ou mais (cerca de 1% da população masculina e 5% da feminina).
Existe uma influência genética na evolução da acne, que pode ser ampliada ou diminuída por fatores raciais e ambientais.

As lesões da acne são decorrentes da obstrução dos folículos pilossebáceos, em decorrência de:
-aumento da produção e secreção sebácea;
-hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebáceo e proliferação e ação das bactérias;
-reação inflamatória local.




LOCALIZAÇÃO DA ACNE NO ROSTO:


Embora existam métodos que levem à sua diminuição ou extinção, não existe uma cura específica, pois a acne não é uma doença específica. Sendo uma doença com base em outros eventos, a sua cura tem ramificações, daí a existência de metodologias. Reconhece-se o peróxido de benzoíla eficaz contra a bactéria da Acne. A Acne diminui com a idade e normalmente acaba depois dos 20 anos. Em casos especificos ela pode surgir mesmo depois da adolescência, desencadeada por um desequilíbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.


TRATAMENTOS


A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas devem ser evitados, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Não se deve também acreditar em soluções milagrosas, pois elas só pioram o quadro.
Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa.
A acne não é um bicho-de-sete-cabeças e, quando tratada a tempo, não evolui para cicatrizes, é uma doença que pode ser controlada. O tratamento varia de acordo com o paciente e o tipo de acne.
As formas mais utilizadas de tratamento são à base de antibióticos orais ou tópicos para os casos mais graves, medicamentos que ressecam a pele, peróxido de benzila, vitamina A ácida oral (para casos gravíssimos), entre outros. Além disso, a persistência é tudo em termos de tratamento.


Cuidados

As pessoas portadoras da acne devem tomar alguns cuidados que de alguma forma contribuem para a melhora deste problema.
Os principais cuidados são: higiene da pele, resistência aos maus hábitos, sol e alimentação.
- Higiene da Pele: o mais correto é seguir as instruções do dermatologista ou fisioterapeuta dermato-funcional que acompanha o tratamento.
Mas é prudente lembrar que os cuidados com a higiene da pele são fundamentais. Neste caso, a pele deve receber sabonetes especiais, emulsões ou leite de limpeza específico. Outro aspecto importante é com relação ao uso de loções alcoólicas que retiram a oleosidade natural da pele, desidratando-a.
- Resistência aos maus hábitos: espremer e cutucar cravos e espinhas são flagelo para a pele. As mãos podem estar sujas e contaminar as espinhas, deixando marcas.
- Uso do Sol: o sol causa um espessamento da pele ao mesmo tempo em que faz as glândulas sebáceas trabalharem mais, embora as pessoas pensem que seu efeito é benéfico.
- Alimentação: alimentos com muita gordura, iodo, vitamina B12 refletirão na sua pele, cabelos, etc. Isto não significa que se deva abolir este tipo de alimentação.
Equilíbrio e moderação devem ser recomendados. O chocolate, por exemplo, pode ser consumido com moderação.
- Stress: para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável.
- Limpeza de pele: a limpeza só deve ser feita por especialistas.

Nenhum comentário: