As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 7 de dezembro de 2008

VARIZES




Varizes nas pernas são causadas pela dificuldade do sangue em retornar ao coração. O coração bombeia o sangue para as artérias e vasos situados em todo o corpo. Se, na ida, tudo transcorre com facilidade, na volta, a missão de fazer o sangue venoso retornar dos pés e das pernas para o coração, vencendo a força gravitacional, é dependente da musculatura e facilitada pelo sistema de válvulas que dificulta a volta do fluxo sangüíneo para as extremidades.
Quando, porém, as paredes das veias são menos resistentes e, sobretudo, quando há um funcionamento inadequado das válvulas do sistema venoso, surgem as varizes, que nada mais são do que veias superficiais dilatadas de forma irreversível, nas quais o sangue tem dificuldade de retornar para o coração.
As válvulas e a parede das veias vão se enfraquecendo e cedendo, permitindo que o sangue se acumule nas veias dilatando-as e formando as varizes.As pessoas portadoras de varizes podem ter vários sintomas: desconforto, sensação de peso, coceira, inchaço. Estes sintomas geralmente pioram no final do dia e melhoram após um período de repouso.
As varizes são a conseqüência do comprometimento das válvulas em veias maiores dos membros inferiores. Diversos fatores igualmente podem contribuir para a ocorrência, tais como gestação, atividade ocupacional e obesidade.
Fatores de risco para varizes:
  • Sexo feminino
  • Hereditariedade
  • Idade avançada
  • Alterações hormonais (como ocorre na puberdade, gravidez, menopausa e vigência do uso de anticoncepcionais e de reposição hormonal)
  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Ocupação que exija grande esforço ou a permanência em pé por muito tempo
  • Traumatismos
  • Exercícios físicos muito intensos, como musculação com peso excessivo
  • Formação prévia de coágulo nos membros inferiores - a chamada trombose venosa
  • Uso constante de salto alto

Na prática, a combinação de tais variáveis leva muita gente a desenvolver essa doença vascular. Alguns estudos apontam que as varizes incidem em quase metade da população adulta. De qualquer modo, há um consenso de que a condição atinge mais as mulheres e de que sua freqüência aumenta à medida em que a idade avança. Além disso, as mulheres tendem a procurar atendimento médico mais precocemente do que os homens que costumam postergar o tratamento.
Ainda que o objetivo seja estético, buscar orientação precocemente representa a medida mais acertada. Uma veia superficial dilatada pode ser apenas o sinal de um problema venoso maior, que deve ser devidamente diagnosticado antes do planejamento terapêutico. Após a avaliação clínica inicial, os exames complementares de imagem têm papel fundamental na avaliação da doença varicosa.
Entre esses exames, destacam-se a ultra-sonografia com Doppler colorido, procedimento não invasivo, acessível e de grande precisão diagnóstica; a flebografia, que auxilia na avaliação de doença varicosa; as angiografias por tomografia computadorizada e a ressonância magnética, que permitem a avaliação de imagens tridimensionais e podem determinar com precisão a existência de eventuais tromboses, por exemplo.
Feito o diagnóstico, o que funciona para o tratamento ainda são os métodos tradicionais, no caso, a cirurgia convencional para remover as veias varicosas de maior calibre, sobretudo as do sistema venoso superficial, onde se concentram as varizes. Felizmente, as inovações da medicina simplificaram as intervenções nessa área.
Nas décadas de 1970 e 1980, as questões estéticas passaram a dividir a atenção dos vasculares, junto com a preocupação com a eficácia, e aceleraram a busca de técnicas que exigissem cortes menores. Através de uma microincisão na pele, retira-se o vaso anormal. Ainda que essa remoção quase artesanal dos vasos possa demorar, hoje os anestésicos são programados para o tempo do procedimento. Assim, quando a cirurgia acaba, o efeito da anestesia igualmente já está no fim.
Com isso, a pessoa vai para casa no mesmo dia e tem uma recuperação muito rápida - em até uma semana, já dá para retomar as atividades. O fato é que hoje as operações não são mais radicais, como acontecia no passado, mas seletivas, só retirando as veias doentes.
O tratamento ainda pode incluir medicamentos para atenuar os sintomas e, na maioria das vezes, implica o uso de meias elásticas.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Meias também previnem a formação de varizes uma vez que contribuem com o retorno venoso e comprimem as veias.

Outra medida preventiva universal está na prática de atividade física - movimentar-se, afinal, ajuda os músculos dos pés e pernas a bombear o sangue para cima. A atividade muscular faz com que a panturrilha seja considerada nosso segundo coração, sendo um fator determinante no retorno venoso adequado e na prevenção das varizes. Esse também é um dos motivos da predominância de varizes nas mulheres que, de forma geral, apresentam menor massa muscular que os homens.


E para os incômodos vasinhos?


Embora não causem dores, as microvarizes comprometem a boa aparência das pernas e levam muitas mulheres a procurar um especialista pela primeira vez para resolver o problema. Para eliminar esses vasinhos, os especialistas concordam que a técnica mais indicada é a escleroterapia, que consiste na aplicação de substâncias esclerosantes diretamente nos vasos dilatados. Uma vez injetados, esses fármacos produzem uma inflamação na parede interna da veia que, então, se fecha. O procedimento pode ser também efetuado por laser.






QUAIS AS COMPLICAÇÕES DAS VARIZES?
Com a evolução da doença varicosa podem aparecer manchas escuras nas pernas e pés, descamação de pele, sangramento, infecções (erisipelas) e deformidades locais. Podem aparecer também feridas (ulceras) difíceis de cicatrizar.Em casos mais complicados pode haver formação de trombos nas veias, levando as tromboses venosas. Pode ocorrer um desprendimento deste trombo que através da circulação chegará ate os pulmões levando as embolias pulmonares.

AS CINCO REGRAS PARA QUEM TEM VARIZES
EVITE: Longos períodos de pé parada, ou sentada. Banhos muito quentes. Doses altas de hormônios. Exercícios de impacto ou de grande esforço.
ELIMINE: O excesso de peso. O sedentarismo.
PRATIQUE:Atividade física (caminhadas diárias, natação, dança hidroginástica, alongamentos, etc.)
COMBATA: A preguiça. O sedentarismo.O deixe para amanhã.
SE CUIDE: No seu dia a dia reserve pequenos intervalos para elevar as pernas. Procure subir escadas (faz bem, acredite!). Andar rapidamente. Quando sentada trabalhando, lembre-se de movimentar os pés para trabalhar a panturrilha (que é o “coração” das pernas). Anualmente visite um cirurgião vascular para ver como esta sua circulação.

Nenhum comentário: