As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 4 de janeiro de 2009

MÃOS EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS

A busca pelo corpo perfeito e pelo rejuvenescimento cresce a cada dia, mas muitas pessoas cuidam somente da aparência do rosto e do corpo, esquecendo de regiões que acabam realmente revelando a idade, como as mãos.
O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam mais sensíveis à desidratação. As mãos são freqüentemente vítimas de mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que podem afetar sua maciez. Ao contrário de outras partes do corpo as mãos não podem contar com uma cirurgia plástica para reparar a ação do tempo, por isso cuidados diários são necessários.
O uso de hidratantes pode auxiliar no combate ao ressecamento da pele, mas infelizmente isso não impede que agentes como o envelhecimento cronológico, ação do sol e outros componentes químicos que estamos em constante contato não provoquem o aparecimento de manchas e o aspecto ressecado.
Existem diversos tratamentos estéticos que são realizados com o intuito de minimizar manchas, rugas e flacidez. No tratamento de peeling é realizada uma esfoliação para renovar a pele, amenizando as manchas e melhorando a textura. Já no tratamento com laser um feixe de luz com comprimento de onda atravessa a pele e clareia as manchas.
Outra alternativa é a despigmentação, onde se utiliza creme a base de ácido retinóico, responsável pela descamação da pele, hidroquinona e kójico, ácidos que auxiliam no clareamento das manchas.
Com os avanços tecnológicos, muitas são as alternativas encontradas para acabar com esse tipo de problema. Em cirurgia plástica, atualmente pode-se aproveitar a gordura retirada na lipoaspiração e realizar o enxerto de gordura em pequenas partes do corpo, como nas mãos. É possível fazer enxertos em regiões pequenas ou grandes do corpo e como a gordura é do próprio paciente não há risco de rejeição.
De qualquer forma vale lembrar da importância de continuar utillizando cremes hidratantes freqüentemente para manter a umidade normal da pele, filtro solar e o uso habitual de luvas para realizar tarefas domésticas.

Nenhum comentário: