As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quarta-feira, 25 de março de 2009

CASPA E ALTA FREQUÊNCIA

Dermatite seborréica, também conhecida pelos nomes de seborréia, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale. Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios).
Nos bebês, é conhecida como crosta láctea, uma placa gordurosa que adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região das fraldas. A dermatite seborréica não é contagiosa. A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras.
Os sintomas são lesões avermelhadas com descamação e coceira que pode ser mais ou menos intensa. No couro cabeludo, essa descamação pode soltar-se e cair em pequenos fragmentos, dando origem ao que popularmente se chama de caspa.
As causas da dermatite seborréica não são conhecidas. Sabe-se que alterações hormonais, estresse, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura agravam o quadro.
Recomendações
·Caspa não é sinal de falta de asseio nem prenúncio de queda de cabelos e pode ser controlada com alguns produtos especiais de uso local. Procure a orientação de um dermatologista;
·Evite a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas;
·Não tome banhos muito quentes. Enxague-se bem antes de vestir-se. A umidade pode ser fator desencadeante das lesões;
·Procure usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos costumam ser contra-indicados para quem tem tendência à dermatite seborréica;
·Tente controlar o estresse físico e mental e a ansiedade. Não é fácil, mas ajuda;
·Retire completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça;
·Passe óleo mineral na cabeça do bebê antes de remover a crosta láctea. Troque suas fraldas com freqüência. O contato úmido da fralda com a pele da criança pode favorecer o aparecimento de erupções cutâneas.

Fonte: drauziovarella.ig.com.br
ALTA FREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DA CASPA

O uso do aparelho de Alta Frequência na superfície da pele provoca formação de ozônio (O3), e este por ser uma substância instável se decompõe rapidamente em oxigênio molecular (O2) e em oxigênio atômico (O). A ação desinfetante do ozônio reside na grande agressividade do oxigênio atômico nascente, liberado durante a decomposição do ozônio ( O3= O2+O).

O ozônio é muito conhecido por suas propriedades bactericidas. Como efeitos fisiológicos da corrente de alta frequência podemos citar: -efeito térmico, -vasodilatação, -aumento da oxigenação celular.

Os efeitos terapêuticos são:

- BACTERICIDA E ANTI-SÉPTICO (o ozônio formado possui ação muito oxidante, bactericida, germicida e anti-séptico em geral)

- MELHORA DO TROFISMO DÉRMICO (muitas vezes o trofismo da pele está prejudicado por ação das bactérias)

- ANTIINFLAMATÓRIO (aumento do fluxo sanguíneo aumenta a presença de elementos de defesa)

O eletrodo em forma de pente tem como objetivo fazer a desinfecção do couro cabeludo e tratar afecções nos cabelos ( até mesmo presença de piolhos).
O pente deve ser movimentado levemente, fazendo movimentos de pentear sobre o couro cabeludo.
Normalmente a aplicação tem duração máxima de 10 minutos.


FISIOTERAPIA DERMATO - FUNCIONAL!

Conquiste sua Beleza!

2 comentários:

Allan disse...

Li seu post em relação ao pente de vidro para tratamento de caspa e estou interessado neste material. Você poderia passar o valor deste kit e onde posso comprar? grato!
allanrangelrio@gmail.com

Anônimo disse...

Pente de vidrooooo.... ahuauhauhauhahuauhauha
Aonde compro o kit...
Que piadista cara!