As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 8 de março de 2009

TABACO- CAUSADOR ENVELHECIMENTO PREMATURO DA PELE




RESUMO ARTIGO

O envelhecimento está relacionado com ação de agentes físicos e químicos, exógenos e endógenos. Este agente tem sido associado com o envelhecimento prematuro e tumores da pele. O objetivo é apresentar uma pequena revisão das principais publicações encontradas no pubmed que relacionam as consequências do consumo de tabaco com a indução de envelhecimento prematuro da pele. Estudos recentes revelaram que o consumo do tabaco, mas não a exposiçao a radiação ultra-violeta poderia ser um fator importante para o envelhecimento da pele.
Mecanismos moleculares envolveriam a participação de proteínas extracelulares. Aspectos mecânicos também poderiam estar relacionados ao envelhecimento da pele, envolvendo o uso dos lábios para manter o cigarro na boca com a contração dos músculos da face e a movimentação anormal dos olhos, devido a irritação ocular provocada pela fumaça, com maior trabalho dos músculos periorbitais.
Estudos demostraram degradação do colágeno, fibras elásticas e proteoglicanos. Outros sugeriram a participação de citocinas e radicais livres, com vias similares as relacionadas com o fotoenvelhecimento.
O envelhecimento prematuro da pele é mais um aspecto negativo do tabaco. O Fisioterapeuta Dermato-Funcional também poderia sugerir importantes ações junto aos fumantes alertando as diversas consequencias do uso de tabaco.




Autores: - Patricia Fróes Meyer; - Ludmila Bonelli; - Marcos Vinicius de Mello Pinto; - Adenilson de Souza da Fonseca; - Sebastião David Santos Filho; - Raquel Mattos Bernardo; - Mario Bernardo Filho


ARTIGO NA INTEGRA: http://www.patriciafroes.com.br/publicacoes/Artigo18.pdf

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

Nenhum comentário: