As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 3 de março de 2009

Universo Masculino e Estética




A quebra de tabus fica ainda mais reforçada quando notamos que hoje a indústria de cosméticos pesquisa e lança produtos especialmente direcionados para o sexo masculino. Mais ainda: promove eventos para mostrar os novos lançamentos para eles. Em São Paulo, aconteceu uma feira de cosméticos com uma ala especialmente dedicada aos homens. A iniciativa se justifica por pesquisas realizadas pelo setor, que apontam crescimento significativo do interesse masculino pela estética.

De acordo com esses dados, há cinco anos apenas um homem em cada 500 procurava por tratamentos estéticos. Hoje, essa relação passou de um para cada 50. Além disso, as mesmas pesquisas atestam que o recente interesse despertado por eles não representa nem define opção sexual.


As diferenças entre eles e elas

Na avaliação do dr. Marcelo Bellini, os homens têm características peculiares e não querem, de maneira alguma, deixar transparecer que fizeram ou estão fazendo algum tipo de tratamento, mesmo que de maneira sutil.

Preferem, sim, vender a imagem de que são mais conservados do que as mulheres. Outro ponto que os diferencia é que eles são menos preocupados com a prevenção do que a clientela feminina.
Além do perfil ser diferente, o padrão de pele dos homens tem algumas peculiaridades: é mais espessa e com maior quantidade de anexos, o que a torna muitas vezes mais oleosa.

Dessa forma, os produtos que eles devem utilizar são à base de gel e loções, do tipo oil free, que propiciam maior praticidade na aplicação dos produtos.
Para a noite, recomenda-se a aplicação de apenas uma fórmula, contendo vários princípios ativos, já que a maioria dos homens não tem paciência de utilizar 2 ou 3 formulações.

Pela manhã, eles preferem usar um sabonete, pois não são adeptos de fórmulas de limpeza, e um filtro solar, pois geralmente ficam mais expostos ao sol, seja pelo trabalho externo, seja pelas atividades esportivas ao ar livre.
Mas o que mais incomoda os homens é a queda de cabelos. "Existem dois processos envolvidos com a diminuição do volume e a quantidade dos fios no couro cabeludo: a queda propriamente dita e a miniaturização do fio - a cada ciclo do cabelo, os fios nascem mais finos, até pararem de nascer", explica.
Alguns remédios para controlar essa perda são a Finasterida via oral, tópico 17,2 (alpha) , estradiol, minoxidil, e as aplicações reduzidas no couro cabeludo na forma de mesoterapia. "Com estas técnicas, conseguimos preservar os fios e, em alguns casos, resgatar alguns perdidos." Os homens são susceptíveis a esta queda dos cabelos, por terem maior quantidade de hormônios masculinos e também por conseqüência de herança genética.
Outra queixa muito comum deles é a gordura localizada, geralmente abaixo ou ao redor do umbigo, e que tem ligação direta com os hormônios. É como se existisse um direcionamento do excesso calórico para estes locais.
Nesses casos, a saída é a aplicação de enzimas lipolíticas, que "quebram" a gordura. O tratamento é o preferido pelos homens, porque não são cirúrgicos e não os obrigam a se afastar das atividades normais.
Também está em alta cotação entre a clientela masculina a toxina botulínica (Botox®, Disport®). A aplicação da substância deve ser feita de forma a não elevar o final das sobrancelhas e evitar, assim, a aparência de um olhar sinistro. Os locais mais indicados: a região central da fonte e as lateral dos olhos, onde há músculos mais fortes e em maior quantidade.
São muitas as particularidades do universo masculino. E todas devem ser respeitadas para que a auto-estima dos homens esteja sempre preservada e eles possam se sentir cada vez mais confortáveis.


Fonte: Dr. Marcelo Bellini, http://www.belezaestetica.com/
A fisioterapia dermato-funcional atende o público masculino com diversos tratamentos, faça uma avaliação com o profissional antes do procedimento.
FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

Nenhum comentário: