As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

sábado, 30 de maio de 2009

ARTIGO CIENTÍFICO

FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL: Revisão de Literatura
RESUMO:
A fisioterapia estética, recentemente renomeada como fisioterapia dermato-funcional, está cada vez mais em evidência. Afim de melhor definir essa área de atuação profissional, procedeu-se a uma revisão bibliográfica das patologias nas quais o fisioterapeuta pode atuar, como fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, queimaduras, cicatrizes hipertróficas e quelóides, flacidez, obesidade e lipodistrofia localizada. Apresentam-se também os recursos que podem ser utilizados para tratamento e prevenção dessas patologias, sendo muitos deles já de uso rotineiro na fisioterapia. Sendo esse campo recente, ainda há muito a ser explorado e novas pesquisas devem ser realizadas na busca de evidências científicas para o melhor embasamento dos recursos e técnicas disponíveis ao fisioterapeuta, possibilitando assim a articulação desse área com as demais da fisioterapia, como a ortopedia, respiratória, entre outras.
DESCRITORES: Celulite; Estética; Estrias; Fisioterapia/dermato-funcional; Revisão
ABSTRACT: Aesthetic physical therapy (which in Portuguese has been renamed “dermatho-functional”) has recently gotten more attention. In view of a better definition of the area, this paper reviews related literature to list pathologies that the physical therapist can treat – such as cellulitis, stretch marks, obesity, lymphedema, burn care, hypertrophic scar and keloids, flaccid skin and muscles, and local fat accumulation – as well as the resources used for treating and preventing such pathologies, most of which are common to the physical therapist practice. Since this is a new area, research is still to be done in order to better ground the use of resources and techniques by physiotherapists, thus allowing for further interaction of this area to others, such as orthopedic or respiratory physical therapy.
INTRODUÇÃO
A definição de fisioterapia dada pelo Coffito – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional–, obtida no site oficial do órgão em 2004, diz: “Fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano”.
Apesar do campo de atuação do fisioterapeuta abranger ortopedia, cardiologia, respiratória, pediatria e estética, dentre outras, esta última área ainda é pouco reconhecida. Recentemente a especialidade fisioterapia estética teve a denominação substituída por fisioterapia dermatofuncional, em uma tentativa de ampliar a área, conferindo-lhe a conotação de restauração de função, além da anteriormente sugerida, que era apenas de melhorar ou restaurar a aparência3. No Guide to physical therapist practice, publicado pela Associação Norte-americana de Fisioterapia (APTA) em 20014, essa área é referida como responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar como um todo, incluindo as alterações superficiais da pele. Para a APTA4, a responsabilidade do fisioterapeuta está não somente em manter e promover a ótima função física, mas também o bem estar e a qualidade de vida.
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de trabalhos sobre esse campo de atuação profissional, buscando melhor delimitação de conceitos e práticas. Para essa revisão foram pesquisadas as bases eletrônicas de dados Medline, Lilacs e Cochrane, com busca no período de 1983 a 2003. Dentre os estudos encontrados – mediante os descritores fisioterapia, estética, celulite, estrias, linfedema, obesidade, quelóide, queimaduras e seus correspondentes em inglês – foram selecionados e consultados cerca de 60 documentos, além de três sites oficiais de fisioterapia consultados em 2004.

Autores: -Giovana Barbosa Milani
-Silva Maria Amado joão
-Estela Adriana Farah
FISIOTERAPIA E PESQUISA 2006; 13 (1) :37-43

Para receber o artigo na íntegra deixe recado no mural de recados e deixe seu e-mail para contato...
FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL!!
Conquiste sua Beleza!

15 comentários:

Evita disse...

Olá, achei seu artigo na net quando estava em busca de material para desenvolver um trabalho sobre corrente russa e ultrasom, maravilhoso conteúdo e gostaria que me enviasse por email se possível, obrigada
evitamirim@hotmail.com

Evita disse...

Olá, achei seu artigo na net quando estava em busca de material para desenvolver um trabalho sobre corrente russa e ultrasom, maravilhoso conteúdo e gostaria que me enviasse por email se possível, obrigada
evitamirim@hotmail.com

Carolina Paulitsch disse...

Gostaria que me enviasse esse artigo por e-mail.
carolinapaulitsch@hotmail.com
Grata!

Unknown disse...

Olá, fiquei muito interessada no seu artigo. Será uq epoderia me encaminhar para que eu leia na íntegra? thais20eds@gmail.com. Trabalho nesta área também, obrigada!

Unknown disse...

Oie, que bom que podemos encontrar em nossas buscas constante artigos que nos consome de curiosidades.
Muito bom este artigo. estou terminando o meu TCC e gostaria de contar com a ajuda do seu artigo para que eu possa acresentar algo sobre.Se puder me enviar ele conpleto. Agradeço desde de ja
meu E-mail elianaviegas@hotmail.com
Bjs até!!!

Unknown disse...

oi , estou terminando meu curso de pos graduaçao em dermato funcional, estou na procura de algum resultado de reduçao de medidas com argila preciso de artigos se caso vc possir algum e puder me enviar te agradeço . desde ja obrigada.
e-mail rejane_katia@hotmail.com

chris disse...

olá meu nome é christiane amorim eu amei seu artigo,eu sou esteticista e faço fisioterapia .Será que você poderia mandar esse artigo na íntegra para o meu email.
chrisamorim1976@gmail.com

Katiane Pleifer disse...

boa noite eu me interessei por esse artigo pois estou fazendo meu tcc, sobre pós operatório.
se enviar valeu mesmo!
katianeapascentar@hotmail.com

Unknown disse...

Bom Dia!
Sou Fabiola Mendes, estou realizando meu TCC, e gostei bastante do seu artigo, será que teria como você mandar para mim ele inteiro? Se for possível.
fisioterapia.fabiola@yahoo.com.br

Julinha disse...

Boa Noite..estou fazendo pós graduação em dermato funcional, e gostaria de fazer alguma coisa ligada no Manthus..redução de medidas ou celulite..voces teriam algo para me ajudar? atenciosamente Julia

Angélica disse...

Ola fasso faculdade de estetica e cosmetica. Estou fazendo meu TCC e gostaria que você me enviasse esse artigo.
email: angelica_ee@hotmail.com
Desde ja Obrigada!

Thatiane Bichara disse...

Adorei seu artigo, e esclarecedor, estou fazendo um artigo para conclusão de curso e gostaria de usar o seu como referencia,!!! Conto com sua ajuda
suelem.bichara@hotmail.com

nathy disse...

oi achei muito bom seu artigo me interessei sou fisioterapeuta e atua na area de dermato....por favor me mande por e mail ok?
obrigada
nathyqueiroz@yahoo.com.br

nathy disse...

oi achei otimo seu artigo por favor me mande por e mail
obrigada
nathyqueiroz@yahoo.com.br

nathy disse...

oi achei muito bom seu artigo me interessei sou fisioterapeuta e atua na area de dermato....por favor me mande por e mail ok?
obrigada
nathyqueiroz@yahoo.com.br