As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

CHOCOLATE E ACNE



Durante muitos anos o chocolate foi associado ao aparecimento da acne. Esta correlação ficou impregnada nas pessoas que sentiam sempre muita culpa ao ingerir os chocolates.
Muitos trabalhos científicos e idôneos falharam em comprovar a relação entre o chocolate e aparecimento de espinhas, deixando os médicos sem uma explicação efetiva.
Por outro lado, pacientes e mais pacientes juravam que havia exacerbação do quadro de acne quando ingeriam o chocolate. Hoje, novos estudos parecem ter encontrado a luz no fim do túnel.
O vilão, na verdade, seria o açúcar contido nesse chocolate e não o cacau ou gordura propriamente dito.
Isso ocorre porque alimentos açucarados que tem alto índice glicêmico (aumentam a glicose no sangue de forma instantânea).
Alimentos que tenham o índice glicêmico alto levam o corpo a liberar um fluxo de insulina e outros hormônios (como os andrógenos) que por sua vez estimulam a produção da glândula sebácea. Além disso, a oleosidade também estimula o aparecimento da acne pois o tecido gorduroso produz o aumento dos andrógenos.
A ansiedade, competividade e estresse da vida moderna, favorecem a ingestão de alimentos em excesso e com carga glicemica alta.
Em Mogi das Cruzes 20 pacientes com acne foram acompanhados durante um período de 3 meses. Metade deles fez uma dieta com pouco açúcar e a outra metade ao contrário ingeriu mais alimentos açucarados. Após o período de acompanhamento o grupo que ingeriu quantidade menor de alimentos com índice glicêmico alto estava com menos lesões e inflamação, enquanto aqueles que os alimentos foram mais açucarados estavam piores.
Vários outros estudos mais aprofundados (com dosagem hormonal) vêm sendo realizados para melhor documentar esta idéia.
No entanto, ao comprar chocolates prefira aqueles menos açucarados (confeitos, complementos mais doces, etc.), pois o cacau em si é um alimento nutritivo e saudável.
Lembramos que quem tem pele mais oleosa e acne deve ter mais atenção a este detalhe. O excesso de açúcar também está associado à obesidade e vida mais curta.

Nenhum comentário: