As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

DÚVIDAS SOBRE CRAVOS (Comedão)

A adolescência ficou para trás, mas o seu rosto insiste em apresentar pontinhos pretos. Culpa do excesso de oleosidade da pele, que pode atrapalhar mulheres de todas as idades.


Esta é a glândula sebácea. Ela é quem produz o sebo que quando fica retido,forma o comedão (cravo).

Por que o cravo se forma?
Ele nada mais é do que um acúmulo de sebo que foi formado pela glândula sebácea e ficou retido dentro do poro. Existem dois tipos: o aberto, que tem a pontinha preta, e o fechado, com um tom esbranquiçado, que fica dentro de uma espécie de cápsula.

Os pontos pretos têm a ver com sujeira?
Não. A ponta do sebo retido dentro do poro ganha essa tonalidade porque escurece em contato com a luz. O cravo não é conseqüência de falta de limpeza, mas do excesso de óleo na pele. A confusão pode ser feita porque a oleosidade, geralmente, é controlada com sabonetes e loções adstringentes.

O cravo aparece mais no verão?
Nessa época, com o calor, há um aumento da produção de oleosidade. Isso se reflete no rosto, principalmente na zona T – testa, nariz e queixo –, áreas mais suscetíveis à ação das glândulas sebáceas.

Quem tem muito cravo vai também ter espinhas?
Não necessariamente. Mas toda espinha é, sim, uma evolução do cravo, que, por algum motivo, infeccionou. Quando você espreme um ponto preto, por exemplo, leva bactérias ao poro e ele inflama, formando a pústula (aquela pontinha amarelada) e deixando a lesão avermelhada e dolorida. Mas dá para evitar o processo usando produtos corretos e não cutucando o rosto.

Que tipo de cosmético devo usar?
Para evitar a formação dos cravos, é importante optar por produtos que controlem a oleosidade – eles vão agir direto na causa do problema. Procure por sabonetes, esfoliantes (recomendado apenas duas vezes por semana) e loções adstringentes à base de ácido salicílico, ácido glicólico, peróxido de benzoíla, entre outros ativos. Peles oleosas também precisam de hidratação. Em vez de creme, escolha loção, gel ou creme-gel, que garantem um toque seco. Há ainda os produtos que prometem controlar o brilho da pele, pois absorvem o excesso de oleosidade.

Limpeza de pele funciona?
Sim, e muito. É a forma mais indicada para extrair os cravos já existentes. Com uso de emolientes amolece a queratina dentro dos poros e pode removê-a com facilidade. Ela também segue uma série de cuidados com a higiene, o que diminui o risco de contaminação.

Fonte: Boa forma

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL
Conquiste sua Beleza!

3 comentários:

Mercia Moura disse...

Olá Gabriela! E o tal Demodex foliculorum? Sempre ouvi dizer que estivesse associado a formação dos comedões (ou comedores em latim). Abraço

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL ** Paula Gabriela disse...

Oi Mércia! O Demodex folliculorum é uma espécie de ácaros que podem habitar o folículo piloso.
Ele não é um hóspede obrigatório da nossa pele. As lesões cutâneas resultantes da ação do D. folliculorum podem ser do tipo acne ou rosácea, geralmente acompanhadas de prurido.

Unknown disse...

gostaria de ver a imagem de um comedão aberto.
grata