As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 21 de julho de 2009

IONTOFORESE

A iontoforese é uma técnica não invasiva, com uso da corrente galvânica, de introdução de ativos ionizáveis nos tecidos através de um campo elétrico . Ocorre uma repulsão e atração iônica de acordo com a polaridade.

Este recurso terapêutico é utilizado a muito tempo, desde o século 18, e atualmente é muito utilizada na Fisioterapia Dermato-Funcional como uma alternativa para potencializar a transferência de ativos.

Além dos efeitos fisiológicas da própria corrente galvância, deve-se sempre observar o efeito de cada ativo ionizável utilizado no tratamento com iontoforese. O ativo deve ser escolhido de acordo com o objetivo do tratamento que pode ser bem variados como: rejuvenescimento, gordura localizada, celulite, hidratação da pele etc.

É importante prestar atenção na polaridade da substância que vai ser utilizada, por exemplo se a polaridade do ativo for positiva, para que ocorra penetração o eletrodo deve ser utilizado com a polaridade também positiva para que os íons se repelem e haja penetração da substância.

A corrente galvância pode gerar vários efeitos fisiológicos como os que serão apresentados a seguir:

EFEITOS FISIOLÓGICOS:

Calor

Ocorre calor porém ele não é suficiente para a sensação térmica; por efeito joule a corrente elétrica através de íons nos líquidos orgânicos produz calor.

Eletrólise

Os íons positivos e negativos dos fluidos corporais são movimentados, de acordo com sua polaridade, em direção a região subcutânea próximo aos eletrodos que foram colocados na pele isso é eletrólise.

Eletrotônus

Alteração da excitabilidade e condutibilidade do tecido.

Vasodilatação

Ocorre uma hiperemia ativa pela ação da corrente sobre os nervos vasomotores.

Aumento da ação de defesa

Com a vasodilatação ocorre um aumento de fagocitários e anticorpos.

Endosmose

Transferência de líquido do polo positivo para o negativo.

CONTRA-INDICAÇÕES:

- Paciente com sensibilidade alterada;
- Hipersensibilidade;
- Regiões com implante metálicos;
- Marcapasso;
- Alergia medicamentosa
- Câncer.

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL!
Conquiste sua Beleza!!

Um comentário:

Jh R. disse...

Sou estudante de Fisioterapia e estou apaixonado pela área de Dermato-funcional. Adorei seu Blog e quero estar sempre em contato com ele. Beijo!