As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

sábado, 26 de setembro de 2009

NÃO DEIXE DE TOMAR UM BELO CAFÉ DA MANHÃ



Todo mundo já está cansado de saber que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Este é o momento em que o seu organismo mais necessita de alimentos saudáveis para adquirir força e resistência para encarar, sem restrições, qualquer que seja a sua rotina.
Mas, parece que muitas pessoas ainda não estão levando o assunto a sério, o que, além de prejudicar a saúde, pode levar ao ganho de peso. O mais alarmante é que cada vez mais, crianças e adolescentes vêm adquirindo o hábito de pular o café da manhã, muito provavelmente influenciados pelos péssimos hábitos dos pais."Sem comer pela manhã, as pessoas chegam ao lanche do intervalo da escola, da faculdade ou do trabalho com fome e abusam de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos. Isso condiciona o organismo de maneira errada.
O ideal é se alimentar a cada três horas, de forma equilibrada", alerta a nutricionista Adriane Alves Marchisete, do Hospital Infantil Sabará (SP).
O café da manhã é o momento ideal para que sejam consumidas fibras, através da ingestão de cereais, frutas frescas e sucos naturais. De acordo com a especialista, as fibras são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino e evitar problemas de constipação.
A Dra. Adriane ainda lembra que esta refeição é também um momento oportuno para ingestão de leite e seus derivados, fontes de cálcio e vitamina D: "O cálcio é essencial para a formação dos ossos e prevenção de osteoporose. Já a vitamina D auxilia na absorção deste nutriente". Porém, cuidado com o abuso!
Durante o café da manhã devem ser ingeridas 25% das calorias que serão consumidas ao longo de todo o dia. Muita gente não sabe, mas, ao dormir, o nosso organismo precisa gastar energia para manter as suas funções básicas, como controle cardíaco, respiração, equilíbrio de temperatura, dentre outros.
Algumas pesquisas sobre o assunto revelaram até que deixar de comer durante as primeiras horas do dia pode afetar a capacidade de concentração do indivíduo. Ou seja, ele rende menos do que poderia nas suas tarefas diárias. Por isso, ao acordar, não deixe de tomar um belo café da manhã!
O que não pode faltar no seu café da manhã:
- Leite. De preferência o desnatado, que tem menos quantidade de gorduras.
- Cereais. Prefira os que não têm adição de açúcar e coma-os misturados a iogurtes e frutas.
- Frutas. Escolha as mais leves. Maçã, mamão, melão...
- Sucos. Prefira os naturais. Hoje, existem diversas marcas no mercado que, certamente, facilitam a nossa rotina. Mas, nada melhor do que um suco preparado na hora.
- Pães e biscoitos. Nada de consumir em excesso! Além disso, você deve preferir as versões integrais.

Um comentário:

Marcos Rittner - Author disse...

Quero saber se essas dicas de alimentação ajudem a conter a queda de cabelos...