As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BOAS VIBRAÇÕES (Plataforma Vibratória)

Mínimo de esforço e máximo de resultados para um corpo enxuto (em pouco tempo!) são as promessas das plataformas vibratórias de fitness. Fizemos o teste e constatamos: sim, esses equipamentos futuristas funcionam e vale a pena investir neles.
As plataformas vibratórias portáteis são a grande novidade do fitness nos últimos anos. “O aparelho coloca cerca de 90% das fibras musculares para trabalhar, enquanto em um exercício comum – como musculação – essa exigência é de 40%, em média”, explica a fisioterapeuta Veridiana D’Avila, da academia Reebok, em São Paulo. Segundo ela, a vibração potencializa a contração muscular, maximizando os benefícios de exercícios feitos no solo, como agachamento e abdominais, e ativa a circulação sanguínea e a linfática – tanto que um dos primeiros resultados é a diminuição do inchaço e da celulite, como aconteceu com a comerciante Beatriz Corrêa, 35 anos, de Blumenau (SC). “Pratico os exercícios por 20 minutos, cinco vezes por semana, há três meses. Noto que estou mais definida e durinha”, conta. Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo, a vibração mobiliza a circulação local, diminuindo edemas. A tonificação muscular é outro benefício. “O exercício pede força, tornando as contrações eficazes contra a flacidez”, completa Paulo Zogaib, especialista em medicina esportiva, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Um novo corpo

Os experts defendem o treino assistido – por professores de educação física na academia, fisioterapeutas em clínicas ou personal trainer em casa – para que haja evolução dos resultados. Mesmo as sedentárias, com diferentes graus de sobrepeso, ou pessoas que apresentam lesões que dificultam atividades físicas de impacto podem aderir à ginástica passiva, apenas contraindo os músculos, sem realizar posições diferentes, segundo Miguel Parise, diretor da Queens, fabricante de equipamentos de fitness. “Os movimentos vibratórios trabalham sozinhos, e os equipamentos possuem várias intensidades. Por isso, a praticante pode evoluir”, ensina. A maioria das academias que têm uma plataforma oferece o serviço separadamente ao preço médio de 80 reais por sessão. Em 30 dias, os primeiros re­sultados estéticos são percebidos. “Em até três meses, no­tam-se ganho de flexibilidade, aumento do tônus muscular e delineamento do corpo. No sexto mês, já é possível perceber articulações reorganizadas e curvas mais secas. Em um ano, você ganha um corpo novo”, garante Veridiana.

O modelo ideal

Desenvolvida na década de 1970 para os astronautas, que sofriam com a perda de densidade óssea e muscular em ambientes sem gravidade, a máquina encontrou espaço na estética. De acordo com Paulo Costa Amaral, da Fitness Mais, em São Paulo, a diferença entre as plataformas residenciais e profissionais vai além do preço (de 2 mil a 36 mil reais). “Os equipamentos profissionais possuem frequência triplanar, ou seja, vibram vertical e horizontalmente, de um lado para o outro e para a frente e para trás. Alguns modelos residenciais agem apenas em uma direção. Além disso, a amplitude da vibração deve ser observada. Se ultrapassar 10 milímetros, vira uma plataforma oscilatória, que sem supervisão pode causar lesões”, diz Amaral. “Desconfie das muito baratas. A ideal não chacoalha”, alerta Veridiana. Para o médico fisiologista Zogaib, é importante também ficar atenta ao número de programas e ao tamanho do prato. “Na hora da compra, verifique bem se o equipamento atende às suas necessidades”, aconselha ele.

Fonte: Revista Cláudia  http://claudia.abril.com.br/materias/4500/?pagina1&sh=27&cnl=15&sc=


Em BELO HORIZONTE venha conhecer a plataforma vibratória POWER PLATE, com atendimento individualizado e personalizado de Fisioterapeuta no Espaço Escultural : Rua Levindo Lopes, 333 sala 1208 - Savassi (31) 4102-4636

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a postagem, trazendo essa informações sobre essa tecnologia que é tudo de bom, pois ajuda em muitos aspectos a vida das pessoas.
A plataforma vibratória é algo novo que chegou para ficar.
abraços e parabens pelo post