As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 27 de março de 2012

Varizes: Prevenção e Tratamento


Peso nas pernas, dor e a presença de veias azuladas e pronunciadas podem ser indício de que as varizes resolveram se instalar. O histórico familiar é um dos fatores relacionados ao seu surgimento, mas, com medidas simples, você pode evitar o problema. A seguir, saiba como prevenir e tratar as varizes:

Causas
Além da hereditariedade, outros fatores combinados podem aumentar – e muito – o risco de desenvolver varizes. Angiologista e cirurgião vascular, Eduardo Fávero explica que as mulheres já são mais propensas a desenvolver o problema do que os homens. “O uso de pílula anticoncepcional, excesso de peso, sedentarismo, fumo e profissões que exijam permanecer em pé por longos períodos estão entre os principais fatores de risco”.
Sintomas
Não se assuste se você tem pele branca e suas veias são perceptíveis sob a pele. “As veias preocupantes causam dor, peso e cansaço excessivo nas pernas”, explica Eduardo Fávero. O médico diz que não tratar varizes também pode levar a outros problemas de saúde: “Há risco de desenvolver trombose, flebite (formação de coágulos sanguíneos), processo infeccioso nas pernas e feridas de difícil cicatrização, conhecidas como úlceras varicosas”. Ele diz que pessoas com varizes tendem a apresentar vasinhos nas pernas com mais frequência.

Prevenção
Se você já possui casos de varizes na família, é preciso redobrar a atenção com os outros fatores. Para prevenir seu surgimento, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular recomenda evitar ganhar peso e permanecer muito tempo em pé ou sentado, manter uma dieta rica em fibras, a fim de ficar longe do intestino preso, praticar caminhadas e exercícios físicos regulares, não fumar, e utilizar meias elásticas de compressão, principalmente durante a gravidez. Quem pratica musculação deve seguir os exercícios propostos pelo professor, evitando aumentar a carga por conta própria. Para o fisioterapeuta Bruno Andrade, “a prática de exercícios físicos regulares é essencial. Caminhadas e atividades que melhoram a irrigação sanguínea das pernas, como o pilates, podem evitar inchaço e varizes”.

Tratamento
Segundo o angiologista Eduardo Fávero, “o tratamento para as varizes inclui medicamentos orais, uso de meias de compressão elástica e escleroterapia (aplicação de injeções com substâncias que secam o vaso com problemas). Casos mais graves necessitam de cirurgias a laser ou procedimentos cirúrgicos convencionais. Não há um mais eficiente, já que as veias doentes podem responder de forma diferente aos tratamentos. Em geral, o paciente é submetido a mais de um método para tratar o problema”. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular também recomenda a elevação das pernas ao final do dia, para aliviar as dores e a sensação de peso e cansaço.

Fonte: saude GNT

Nenhum comentário: