As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A importância do Pós Operatório de Cirurgia Plástica

Após a cirurgia plástica, como a lipoaspiração, podem acontecer alguns eventos clínicos comuns no pós-operatório como: edema, hematomas, fibrose e outros.

Os recursos fisioterapêuticos bem utilizados têm objetivo de diminuir o tempo de repouso, restaurar a funcionalidade, acelerar a recuperação, prevenir aderências e fibroses, restaurar o fluxo sanguíneo e linfático normal.
Com profundo conhecimento das técnicas oferecemos atendimento pós operatório de cirurgia plástica em Belo Horizonte.

É muito importante realizar a drenagem linfática manual assim que seu médico liberar. Ela deve ser realizada com manobras lentas, suaves, ritmicas acompanhando a direção e anatomia do transporte linfático. A drenagem vai ajudar na eliminação do edema, toxinas, prevenção de fibroses e aceleração da sua recuperação. O quanto antes fizer drenagem linfática, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses pós-operatórias.

Também utilizamos o Ultra-som, com aparelho computadorizado Heccus, que acelera a cicatrização, alcança a força tênsil normal, age na orientação do colágeno e na atividade de fibroblastos com prevenção da formação de fibroses.

Em caso de fibrose tardia podemos ainda utilizar a radiofrequência Spectra, muito eficaz na quebra da fibrose até mesmo tardia, reorganiza as fibras, aumenta a oxigenação das células e a circulação sanguínea e linfática.

O QUE É FIBROSE?

A técnica de cirurgia plástica que mais pode gerar a fibrose é a lipoaspiração. A fibrose apresenta-se como um tecido onde os contornos ficam irregulares com ondulações, protuberâncias e depressões, ao toque percebe-se uma sensação de enrijecimento e nódulos.

Como é formada a fibrose?

Após a cirurgia plástica seu organismo começa a tentar se recuperar da técnica que representou uma "agressão" para o corpo, provocando uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo, o organismo libera fibrina (uma proteína), células de defesa e plaquetas para vedar o local que foi invadido pela cânula da cirurgia.

Começa então o processo de cicatrização e recuperação do organismo, este processo pode gerar em alguns casos uma cicatrização desorganizada com consequentes fibroses e aderências, a causa desta desorganização pode ser devido a muita agressão no ato cirúrgico (retirada de muita gordura na cirurgia), não realização de um pós-operatório eficiente, ou até uma pré-disposição própria do organismo do paciente.

Por isso é importante realizar um pós operatório bem feito, com profissional capacitado, e aparelhos eficientes e seguros.


Aparência da fibrose:



 

Agende uma avaliação e venha fazer seu pós-operatório no Espaço Escultural
(31) 4102-4636
RUA LEVINDO LOPES, 333 SALA 1208 Savassi-
Belo Horizonte

O procedimento de pós-operatório na cirurgia plástica é tão importante ser realizado quanto a cirurgia propriamente dita, para se obter os resultados esperados e evitar sequelas comprometedoras.

Nenhum comentário: