As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

ENVELHECIMENTO DA PELE




O processo contínuo de envelhecimento cutâneo vem determinado por dois tipos de influências: o envelhecimento intrínseco, que inclui os processos genéticos, e o envelhecimento extrínseco, que inclui o foto envelhecimento e os diversos tipos de envelhecimentos provocados pelo meio ambiente.


Envelhecimento Intrínseco- características e efeitos




- A epiderme se torna mais fina; o estrato córneo é sem dúvida o menos afetado, porém a divisão celular é prejudicada; a pele torna-se mais fina e perde firmeza e plasticidade;
- A derme também mostra atrofia; a pele feminina, porém, é afetada mais cedo;
- A zona de união dermo-epidermal entre ambas é nivelada, de maneira que o relevo entre a derme e a epiderme passe a ser menos pronunciado;
- O tecido adiposo subcutâneo (hipoderme) pode tanto atrofiar, como sofrer deslocamento parcial;
- A qualidade dos tecidos se altera; as fibras de colágeno se enredam e perdem flexibilidade e poder de retenção de água;
- A irrigação sangüínea diminui.. Observam-se alterações pigmentárias, na forma de manchas escuras, por exemplo;
- O metabolismo é mais lento; os mecanismos de normalização provocados por situações de estresse são retardados (agressões devidas ao sol, calor, mudança de clima, mudança de pH, etc);
- A renovação celular dura de 20 a 36 dias (ao invés de, aproximadamente, 14 dias);
- A sudorese diminui porque as glândulas sudoríparas diminuem em tamanho;
- A produção da secreção sebácea diminui a partir da meia idade e a pele feminina passa a apresentar um claro déficit desta secreção;
- É importante destacar que os graus de envelhecimento diferem nas zonas do corpo. As zonas da pele facial, do colo e das mãos se modificam de forma distinta - devido ao componente adicional do fotoenvelhecimento.


Fotoenvelhecimento – Um dos fatores Extrínsecos




- A irradiação UV é absorvida - de acordo com a dosagem e o comprimento de onda - pela epiderme e derme, provocando reações de elétrons, formação de radicais livres e o início de processos químicos.
- São induzidas alterações agudas e crônicas do DNA nas proteínas e nos lipídeos, as quais podem ocasionar danos nas estruturas celulares (membranas) e na função e metabolismo celulares, uma vez esgotados os mecanismos de reparação próprios da pele.
- A exposição durante anos à luz ultravioleta contribui para um envelhecimento cutâneo prematuro, para a formação de rugas e, especialmente, para a formação de rugas profundas da idade.
- A conseqüência deste estresse prolongado é a perda da elasticidade e o espessamento da pele. - - A carga crônica da luz ultravioleta, ainda que sem formação de eritemas, acumula danos pré-cancerosos e até câncer cutâneo.
- Além da luz ultravioleta, o monóxido de carbono e de nitrogênio, juntamente com fatores intrínsecos, também são responsáveis pela formação de radicais livres.


MEDIDAS ESTÉTICAS E COSMÉTICAS


O uso de produtos cosméticos associado a procedimentos estéticos e massoterápicos auxilia na prevenção e combate do envelhecimento da pele.
Se você deseja prevenir o envelhecimento cutâneo, procure utilizar cosméticos que apresentam os seguintes princípios-ativos:
- DMAE (Dimetilaminoetanol): Antioxidante. DMAE simula a reação do neurotransmissor acetilcolina, substância que estrutura as fibras musculares no organismo.
- Vitamina E: antioxidante. Protege os constituintes celulares contra a oxidação, inibindo a formação de peróxidos lipídico
- Vitamina C: influência na síntese do colágeno
- Vitamina K: ação despigmentante e firmante, favorece a micro-circulação para clarear olheiras, além de descongestionar e suavizar inchaços na região dos olhos.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei muito interessente a idéia do blog, e muito atualizado por sinal! Adorei as matérias, as fotos e o layout do blog! Pode ter certeza que estarei sempre passando por aqui a procura de notícias novas dessa área em constante evolução! Parabéns