As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

EFEITOS DO SOL

Minimize os estragos já

As pessoas o veneraram há milhares de anos. Mas apenas no século passado as pessoas começaram a venerá-lo torrando seus corpos em busca de um bronzeado dourado, o que normalmente mascara uma queimadura vermelha e forte.
O sol pode causar muito mais dano do que simplesmente uma dolorosa queimadura. Uma exposição prolongada à luz solar causa manchas, ressecamento, enrugamento. Sem falar nas outras conseqüências: pele sem viço, grossa, áspera, acne e o pior, câncer de pele.
A quantidade de melanina e a velocidade com que os melanócitos podem produzi-la depende da genética. Pessoas de pele escura produzem melanina mais facilmente, enquanto os indivíduos de pele clara, não produzem bem a melanina ou a produzem como grandes manchas parecidas com sardas. Estas pessoas não ficam bronzeadas, apesar de tentarem, e tendem a "fritar rápido", queimando facilmente até mesmo com exposição moderada ao sol.
Até mesmo uma queimadura moderada, que produz apenas um avermelhado, destrói a camada superior da sua pele, como se você a tivesse queimado com ferro quente.
Danos às células da pele são predominantes nas pessoas de pele clara, e o efeito imediato é uma queimadura de sol.Negrito



Como não adianta chorar pelo sol tomado, o jeito é tomar as providências necessárias para minimizar o estrago:

Grande responsável pelo envelhecimento da pele, o sol é o terror da pele. Antes de ir para praia ou piscina proteja sua pele com protetor solar, chapéu, guarda-sol e óculos escuros, tudo para evitar que os raios solares desenhem rugas na pele do rosto.

Sessões de esfoliação, acompanhadas de uma boa hidratação com produtos contendo anti-radicais livres (como os polifenóis da uva e do vinho) e ativos firmadores ajudam a pele a se recompor, ficando pronta para receber o sol de verão.

Lembrando ainda que uma boa hidratação depende também da ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Agora a proteçao solar é mais do que necessária: só saia de casa após aplicar uma camada de bloqueador com proteção 30, no mínimo. Os filtros protegem sua pele contra flacidez, ressecamento e rugas de expressão.

“Para reverter os danos causados pelo sol, é preciso fazer tratamentos mais longos, o melhor é prevenir”.

Nenhum comentário: