As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

LIMPEZA DE PELE


Para manter sua pele sempre limpa e saudável, a limpeza de pele é fundamental. Tanto a limpeza de pele feita por profissional especializado quanto uma cuidadosa higienização em casa podem proporcionar melhoras no aspecto da pele. Além disso, a limpeza de pele feita de maneira adequada previne danos e alterações da pele.
A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele. Durante muito tempo, acreditou-se que a única pele a se beneficiar do processo fosse a pele oleosa. A limpeza de pele oleosa sempre foi recomendada para a remoção de comedões (cravos) e controle do processo inflamatório como pústulas e pápulas(espinhas). No entanto, sabe-se hoje que a limpeza de pele pode ajudar na esfoliação das células mortas , recuperando o viço e o frescor de peles normais, secas e oleosas.
Peles normais e secas também se beneficiam de uma boa limpeza de pele. Ao contrário do que se pode pensar, essas peles podem apresentar-se sem viço e frescor. Isso acontece porque a pele está constantemente se renovando. Mas, muitas vezes, uma camada de células mortas cobre a face (assim como outras partes do corpo). A esfoliação dessa camada e aplicação de produtos e máscaras calmantes e hidratantes pode devolver o brilho e a maciez de peles normais e secas, propiciando aquela aparência jovem e descansada.

Limpeza de Pele Profissional


1. Higienização- primeira fase da limpeza, feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem e tonificar.


2. Esfoliação ou peeling de diamante- remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele.


3. Emoliencia com vapor ou somente com trietanolamina (emoliente eficaz)- o rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros. O gás também tem efeito bactericida e ajuda a preparar a região para as extrações


4. Extração- pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção. Os comedões fechados e miliuns são retirados com uma microagulha esterilizada, por serem mais profundos.


5. Alta frequência- ocorre formação do ozônio na superfície da pele, têm ação bactericida, germicida e anti-séptico.


6. Desincruste- somente é usado em peles seborréicas, faz uma reeducação das glândulas sebáceas, limpa o folículo pilo-sebáceo do excesso de secreção sebácea (facilitando a extração de comedões e acne)


7. Máscara de acordo com a pele: Há muitas variações, escolhidas de acordo com a necessidade da pele após o tratamento. Pele irritada: máscara calmante, Pele seca: máscara hidratante e hidroplástica, Pele oleosa: máscara com ação anti-inflamatória, bactericida.


8. Tonificar


9. Filtro Solar


A limpeza de pele facial é um procedimento simples, mas que deve seguir as etapas indicadas para cada tipo de pele. Além disso, qualquer procedimento mais intenso só deve ser feito por profissional especializado.


Tratando da pele em casa

É recomendado que as pessoas não espremam cravos ou espinhas em casa. Uma limpeza de pele caseira deve se ater a higienização e esfoliação com produtos apropriados para aplicação em casa. Um tônico calmante e adstringente e um hidratante adequado a sua pele, para finalizar. Em hipótese alguma o tratamento de pele em casa deve utilizar fórmulas químicas de peeling facial ou o velho método de apertar com os dedos os cravos.
Para quem se interessa pelo assunto e gostaria de trabalhar na área, existe a opção de fazer um curso de limpeza de pele.

Use filtro solar diariamente!!

Um comentário:

LERA MARTINS disse...

PARABÉNS!!! PELO SEU EXCELENTE SITE, COM DICAS MUITO INTERESSANTES.