As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

MICOSE

ESCAPE DELA NESTE VERÃO




A temperatura sobe e o risco de se deparar com uma micose também. O calor e a umidade colaboram para a proliferação de fungos que vivem naturalmente na pele. Esses fungos existem naturalmente no meio ambiente (na areia por exemplo) e nos seres humanos e animais. Porém a existência natural dos fungos na pele e no ambiente não significa que as pessoas terão a doença. Os fungos só penetrarão na pele e causarão uma micose se houver condições ideiais para sua manifestação. Quando eles se reproduzem mais do que o normal a doença aparece.

Embora esse problema tenha a ver com a predisposição de cada pessoa, é possível se proteger. Siga essas orientações e proteja-se contra as micoses:

TIPO: MICOSE DE PRAIA OU PANO BRANCO

CAUSA: Esse fungo vive naturalmente no couro cabeludo. Quando ele prolifera mais do que deveria, atinge principalmente tronco e braços.

SINTOMAS: Manchas brancas que aparecem quando você toma sol, porque a área afetada não bronzeia. Raramente provoca coceira.

COMO SE PROTEGER: Evite cremes muito oleosos no cabelo, porque a oleosidade, assim como o calor, colabora para a reprodução de fungos. Pelo mesmo motivo, prefira protetor solar em gel e dispense os óleos.

TIPO: DERMATOCITOSE DE VIRILHA

CAUSA: Aumento de temperatura e umidade da região. O atrito das roupas mais justas também pode agravar o problema.

SINTOMAS: Coceira,vermelhidão e bolhas.

COMO SE PROTEGER: Evite passar o dia inteiro com o biquini molhado. Use roupas secas e aplique talco antifúngico na região.

TIPO: FRIEIRA OU PÉ-DE-ATLETA

CAUSA: Calor e umidade, provocados por sapatos fechados e de plástico. Você também pode se contaminar ao pisar descalso em vestiário ou piscina pública.

SINTOMAS: Coceira, vermelhidão, bolhas e rachaduras entre os dedos dos pés.

COMO SE PROTEGER: Use calçados arejados, passe talco antifúlgico, não pise descalso em balneáreos públicos e seque bem o espaço entre os dedos - o secador de cabelo pode ajudar nessa tarefa.

fonte: revista Boa Forma

Nenhum comentário: