As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 4 de janeiro de 2009

O SONO DA BELEZA


Conselho de beleza totalmente grátis e comprovado pela ciência: DORMIR.

É na hora que sonhamos mais que ocorrem a maioria dos benefícios do sono para a beleza. É isso mesmo que você entendeu: dormir bem deixa a gente mais bonita. De nada adianta todo o investimento em cremes, ginásticas e tratamentos se a pessoa não dorme bem. E não é só para evitar olheiras não.
Oito horas de sono podem fazer por você mais que se possa imaginar. Durante o sono é liberado o GH que é o hormônio responsável pelo crescimento (criança que dorme pouco também cresce menos). O corpo produz GH( hormônio do crescimento) que ajuda na queima de gordura e no aumento de músculos.
Além disso, o corpo cansado não tem o mesmo rendimento que o corpo de pessoas que tiveram uma boa noite de sono. O recomendado é de 6 hrs a 8 hrs de sono. No meio desse sono, a produção de GH atinge seu pico máximo, outro pico de GH é durante o exercício físico.
Claro que quem é adulto não vai crescer mais, mas os fatores de crescimento também são fundamentais para a renovação celular. E a pele é um dos locais onde essa renovação é mais importante. O surgimento das rugas com a idade se dá exatamente pela queda da renovação celular com o tempo. Sem falar que quem dome pouco acaba estressado, cansado e formando ainda mais rugas. Os fatores de crescimento também são necessários, entre diversas outras funções, para fazer multiplicar as células de defesa do corpo, assim, quem dorme mal tem mais chance de ficar doente.
E tem mais, quem dorme pouco engorda mais. Primeiro porque quem está acordado tem mais chances de ter aquela gula noturna e ir assaltar a geladeira, segundo porque com o sono é liberado um outro hormônio, a leptina, um dos responsáveis pelo controle da saciedade.
Mas não basta dormir muitas horas (a quantidade ideal varia de pessoa a pessoa e fica em torno de 7 a 8 horas para os adultos). Se o sono é interrompido sempre e a pessoa não atinge a fase mais profunda boa parte desses benefícios não ocorre.

Quer algumas dicas para dormir melhor?

• Procure jantar pelo menos 3 horas antes de dormir;

• Evite exercícios físicos antes de dormir;

• Tomar um banho ajuda, mas desde que seja morno, muito quente não é legal;

• Um copo de leite morno ou de chá de camomila também são bons, mas evite café, coca-cola e outros estimulantes;

• Uma música relaxante pode ser bom antes de dormir;

• Procure deixar o quarto arejado, o mais escuro possível e se cubra de acordo com o clima;

• Nunca Fume no quarto.

2 comentários:

ANA FLÁVIA OLIVEIRA disse...

oi Paula, posso postar essa materia no meu blog? SE puder agradeceria. Ficou otima!
bjs, ana flavia.

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL ** Paula Gabriela disse...

Ola Dra. Ana Flávia, pode postar la sim...
BEIJOS