As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

VAIDADE EM EXCESSO- CIRURGIA DE RETIRADA DE COSTELA




Especialistas alertam para o perigo das cirurgias de retirada de costelas para afinar a cintura.(O DIA)

Tudo em excesso faz mal, e com a vaidade não é diferente. Devido a isto, algumas mulheres estão se submetendo à retirada de costelas para para diminuir a cintura, mas especialistas condenam fortemente a técnica, considerada perigosa para a saúde.

Poucos médicos brasileiros fazem este tipo de remoção para valorizar as curvas. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não recomenda o procedimento.

O cirurgião plástico Antônio Américo dos Santos explica que as costelas servem para proteger os órgãos internos do corpo. “Em caso de acidente ou queda, a pessoa operada estará com a região torácica desprotegida e poderá sofrer danos graves nos órgãos, especialmente nos pulmões. Não vejo benefício nenhum neste tipo de cirurgia com finalidade estética”, critica.

O ortopedista João Matheus Guimarães discorda que haja maior risco de trauma para os órgãos, mas ainda assim desaprova o procedimento. “As costelas funcionam como uma grade, chamada de gradil costal. A retirada de uma ou duas faz com que as demais se rearrumem, não tornando vulnerável a parte interna do corpo. No entanto, a remoção deve ser feita apenas em casos graves, como deformidades”.

Para o cirurgião Marcos Badim, os resultados estéticos são pequenos e não justificam o risco. Ele ressalta que a cirurgia é muito agressiva, pois mexe com a estrutura óssea e com muitas terminações nervosas, podendo perfurar o abdômen e a pleura (membrana que envolve os pulmões). “No caso de uma cirurgia dessas, há pouca alteração visual para tanto sofrimento”, diz.


FONTE:CIRURGIA PLÁSTICA http://www.info-cirurgiaplastica.com/
FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

Nenhum comentário: