As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

segunda-feira, 30 de março de 2009

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL


A Drenagem linfática manual é uma técnica que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. Circulam no organismo cerca de 2 a 3 litros de linfa por dia, podendo chegar até 20 litros conforme a necessidade do organismo.
A linfa é o líquido que está contido nos vasos que compõem o sistema linfático, LINFA quer dizer água limpa, cristalina, água da fonte. Ela é incolor e viscosa, sua composição é de 96% de água. É constituída de 2 partes: uma parte plasmática e outra parte celular (contém células como linfócitos, granulócitos, eritrócitos e macrófagos. Em sua composição existem também proteínas, gorduras, fragmentos celulares que precisam ser retirados do meio intersticial para garantir a homeostase, fibrinogênio em pequena quantidade que faz a linfa circular lentamente.
O sistema linfático tem por finalidade livrar os tecidos de materiais indesejados e excesso de fluido. E tem função de retornar proteínas, colóides e substâncias relativamente grandes ao compartimento vascular para passar diretamente ao sistema sanguíneo.
Ela conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna e também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.
A linfa se desloca sempre numa mesma direção e depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios.
A drenagem linfática deve ser realizada de forma lenta e com pouca pressão, nunca deve doer ou deixar hematomas. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão — já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto.

INDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

-Edemas e linfedemas
-Fibroedema gelóide (celulite)
-Pós cirurgia plástica
-Insuficiência venosa crônica
-Obesidade
-Mastodinia (tensão mamária sentida durante a fase de ovulação)

CONTRA INDICAÇÕES

ABSOLUTAS:
-Tumores malignos
-Tuberculose
-Insuficiência renal
-Trombose venosa
-Infecções agudas
-Insuficiência cardíaca

RELATIVAS:
-Hipertireoidismo
-Menstruação abundante
-Asma e bronquite
-Hipotensão arterial
-Afecções da pele

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL!
Conquiste sua Beleza!!
ESPAÇO ESCULTURAL - FONE: (31) 4102-4636
Rua Levindo Lopes, 333 sala 1208 Savassi

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantastic web site, I had not come across paulafisiodermato.blogspot.com earlier during my searches!
Continue the great work!

Clarinha disse...

Oi Paula, muito boa sua postagem, tb sou fisioterapeuta, me formei recentemente e tenho trabalhado com dermato, e preciso ficar constantemente convencendo minhas pacientes de que a verdadeira drenagem é feita dessa forma, pois todas acham que deve ser vigorosa!!!! Seria bom que todas pudessem ler esse post para que eu não tenha que repetir sempre a mesma coisa!!!! rsrs...
Um abraço
Clarinha.