As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quarta-feira, 18 de março de 2009

OBESIDADE ANDRÓIDE X GINECÓIDE


De acordo com a localização e a distribuição da gordura corporal pode-se classificar dois tipos de obesidade: ANDRÓIDE E GINECÓIDE.
Na obesidade andróide (forma de macã) observa-se maior quantidade de células adiposas na região abdominal e torácia, é mais comum em homens. Já na obesidade ginecóide (forma de pêra) observa-se grande número de células adiposas na região dos quadris e coxas, esta forma é mais comum em mulheres.
Após a menopausa as mulheres tendem a aumentar o acúmulo de gordura na região abdominal. O acúmulo de gordura abdominal ou visceral aumenta o risco cardiovascular; o metabolismo da gordura abdominal é diferente de gorduras localizadas em outras áreas.
A gordura quando localizada no abdome provoca o aumento do fluxo de ácidos graxos livres, triglicerídeos e colesterol para o coração, aumentando o risco de entupimento de veias e artérias.
Uma maneira de determinar o risco cardíaco em relação a este acúmulo de gordura no abdome é a medida cintura/quadril. Valor da circunferência da cintura ( altura do umbigo) dividida pelo valor da circunferência do quadril (altura da maior circunferência das nádegas):
CINTURA (cm)
____________
QUADRIL (cm)

Um resultado superior a 1 para homens ou 0,8 para mulheres indica que há excesso de gordura abdominal e isso pode representar risco à saúde como, por exemplo, para doenças coronarianas.
A gordura abdominal também pode estar associada ao diabetes tipo II, principalmente a visceral.
Deve-se prevenir o ganho excessivo de peso durante toda a vida, não somente por questões estéticas, mas por uma melhor qualidade de vida e para prevenir doenças crônicas.

FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

3 comentários:

Eliane Jany Barbanti disse...

Que Blog interessante, com ótimas informações, adorei!
Obrigada por seguir meu blog tb.
Vou acompanhar o seu, está muito bom!!!
Parabéns.
Beijos.
Eliane

JUh disse...

Está muito bom o Blog!=D
E este texto ajudou-me muito para um trabalho da escola!=D
Muito obrigada..!
=D

Thalyaa . disse...

Olha aqui , o seu blog está muito bom .. =D portanto continue sempre assim , ele me ajudou á fazer meu trabalho de educaçãao fisica.. só não ajudou muito porque não achei as características dos disturbios da bulimia da anorexia e da obesidades e seus tipos .. obrigadaa !!
Xaaau ... Beijos.