As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 2 de junho de 2009

DÚVIDAS SOBRE PINTAS


PINTAS?
Você que cuida bem da sua beleza
não deve se esquecer de monitorar as pintas que aparecem no corpo

Toda pinta é perigosa?
Não. Nós temos uma média de 20 a 30 pintas (ou nevos melanocíticos, o nome médico para esse tipo de sinal) na pele, que podem ser de nascença ou adquiridas ao longo da vida. Elas não provocam nenhum sintoma e aparecem por determinação genética ou por exposição ao sol.

Quando ela se torna um risco?
Quando a pinta começa a se transformar: sangra, coça, cresce ou muda de cor. Se você perceber que ela teve o aspecto modificado, vale consultar um dermatologista – ele fará uma avaliação clínica para prevenir o desenvolvimento de uma doença.

Há uma forma de identificar o perigo com maior precisão?
Sim, existe a regra do ABCD. As letras indicam que pintas assimétricas (a) com bordas irregulares (b), cores diferentes (c) e dimensão (d) superior a 6 milímetros podem indicar uma lesão cancerígena.

O que fazer para tratá-la?
Caso o médico constate algum desses fatores descritos anteriormente (regra do ABCD), ele remove o sinal. Trata-se de um procedimento cirúrgico simples, geralmente feito no consultório. Ao tirar a pinta, o risco dela se transformar num sinal maligno ou das células cancerígenas se espalharem é menor.

Como prevenir?
Faça um exame chamado dermatoscopia pelo menos uma vez por ano (quem tem caso de câncer de pele na família deve realizar a investigação a cada seis meses). Nele, o dermatologista usa uma lente de aumento para enxergar os detalhes de cada pinta, determinando o grau de risco. Quando há um número grande de sinais, o médico pode fotografar de forma ampliada cada um deles e arquivar a imagem para compará-la e avaliar se houve evolução para um quadro de câncer de pele. Também vale ressaltar o cuidado com o sol: aplicar protetor solar, evitar a exposição entre 11 e 16 horas e usar chapéu são medidas indispensáveis para se proteger contra o câncer de pele.

Saiba identificar o perigo Com a regra do ABCD – assimetria, bordas irregulares, cores diferentes e dimensão –, você descobre se uma pinta pode causar algum risco.
Pintas que não indicam risco de câncer:

1. simétrico
2. borda regular
3. só um tom
4. inferior a 6 mm
Sinais perigosos. (Consulte um dermatologista):


1. assimétrico
2. borda irregular
3. dois ou mais tons
4. superior a 6 mm

Consulte um dermatologista para indentificar se se suas pintas apresentam sinais perigosos!
Fonte: revista boa forma

Nenhum comentário: