As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

sábado, 6 de junho de 2009

MITOS E VERDADES SOBRE VARIZES



As feias e incômodas veias doentes nas pernas - as varizes - atormentam a maioria das mulheres e uma boa parte da população masculina. E muita gente tem dúvidas sobre as causas e efeitos deste problema.

Confira a resposta para as mais comuns delas, dadas pelo especialista Kasuo Miyake, Doutor em Cirurgia pela USP:


"As varizes são um problema genético" - Verdade.

Se a sua mãe ou o seu pai tem varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema.


"A musculação causa varizes" - Mito.

Todos os tipos de exercício físico estimulam a circulação do sangue e, com isso, previnem o aparecimento de veias doentes. Ao contrário, o que causa varizes é o sedentarismo e o ficar parado, sentado ou em pé, por muito tempo.


"A cirurgia de varizes é de alto risco" - Mito.

Muita gente teme a intervenção cirúrgica, mas o procedimento está cada vez mais seguro. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício, de apenas 1 mm, e a anestesia é controlada por equipamentos, que monitoram o sono do paciente.


"Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada" - Mito.

Pelo contrário: ao retirar as veias doentes, que estavam direcionando o sangue para o sentido errado, a circulação melhorará.


"A depilação e o cruzar de pernas causam varizes" - Mito.

Os dois fatores não interferem em nada no aparecimento de veias doentes.


"Meias elásticas ajudam na circulação" - Verdade

Mas nem sempre. As meias elásticas podem aliviar as dores nas pernas e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos. Caso contrário, ela será prejudicial.


"As mulheres têm mais varizes do que homens" - Verdade

Alguns estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilar as pernas e deixá-las à mostra.


"A gravidez provoca varizes" - Verdade

Por conta da alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição ou por anticoncepcionais; genética; ficar muito tempo em pé ou sentado; e excesso de peso).


"As varizes podem levar à trombose" - Verdade

Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).


"Anticoncepcional causa varizes" - Verdade

Geralmente sim, porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes.


"Salto alto causa varizes" - Mito

Um recente estudo do cirurgião João Potério Filho, da Unicamp, afirma que o salto alto beneficia a circulação e evita o aparecimento de varizes. De qualquer forma, é importante lembrar que o salto, quando usado diariamente por muitos anos, pode dificultar o trabalho da "batata da perna", que ajuda no bombeamento do sangue nas pernas. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto.


"A alimentação influencia na formação de varizes" - Verdade

Mas indiretamente. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção de um peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.


"Cremes melhoram o problema" - Mito

Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. É perda de dinheiro na certa.


"Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes" - Verdade.

Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de "sobe e desce" com o tornozelo e os pés.


Fonte: www.saudenews.com

2 comentários:

Vânia Almeida disse...

Oi Paula,
Obrigada pela visitinha!!! Mas ninguém merece varizes né. Muito bom post tb. rsrs
Bjos

Brechó Maluco disse...

Oi!

Vim te convidar para conhecer meu cantinho.

Passa lá:

http://brecho-maluco.blogspot.com

Bjks