As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

COLÁGENO

O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções e exportado para fora da célula, onde, através da atuação de enzimas polimerizantes, é definido com a estrutura própria de colágeno, em hélice-tripla.

A proteína mais abundante do nosso organismo é o colágeno, ele representa mais de 30% da proteína total do corpo e 6% do peso total, sendo obtidos industrialmente principalmente através dos bovinos. As fibras de colágeno são grossas e resistentes, distendendo-se pouco quando tensionadas.

No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como unir e fortalecer os tecidos, mantendo a forma e impedindo a deformação dos tecidos. Ele faz parte da composição de ossos, tendões, cartilagens, e pele (confere resistência a pele).

Com a idade nosso organismo pode sofrer privações de colágeno, atualmente a alimentação diária está muitas vezes carente de vitaminas e proteínas.

A carência de colágeno se torna visível na fase mais madura, onde pode ocorrer fraturas com frequência, começam a aparecer as rugas e a pele perde elasticidade. Por isso é muito importante uma alimentação balanceada ( com ingestão de carnes magras) e a prática de exercícios físicos.

A deficiência de colágeno no organismo pode acarretar problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, flacidez tissular, etc.

O colágeno é usado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (gelatinas, pudins, maria-mole), sendo também muito utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos. Mas a melhor fonte de ingestão de proteína para síntese de colágeno é a carne magra.

O indicado é ter uma dieta rica em colágenos, além de vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídeos, sem esquecer dos líquidos (água, sucos, água de coco).


Tipos de colágeno na pele

Colágeno Tipo I

Sempre formando fibras e feixes, está presente na pele.

Colágeno Tipo III

Constitui as fibras reticulares, presente na pele.

Colágeno que formam longas fibrilas

As fibrilas de colágeno são formadas pela agregação de moléculas de colágeno do tipo I, II, III, V e IX, que se agregam para formar fibrilas claramente visíveis as microscópio eletrônico. O colágeno do tipo I é o mais abundante, sendo amplamente distribuído no organismo. Ele ocorre como estruturas classicamente denominadas de fibrilas de colágeno e que formam ossos, dentina, tendões cápsulas de órgãos, derme etc.

Nenhum comentário: