As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 11 de outubro de 2009

DIET E LIGHT - DIFERENÇAS






Você sabe a diferença entre alimentos diet e light?
Muitas pessoas ainda não estão esclarecidas quanto a esses produtos que estão no mercado.







DIET
Produtos diet são aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original. Segundo o Ministério da Saúde alimentos dietéticos são aqueles produzidos de forma que sua composição atenda às necessidades de indivíduos com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou que sofrem de doenças específicas. Nesses casos podem ser incluídos os indicados para as dietas com restrição de açúcar ou de sal, gorduras, colesterol e proteínas.
Um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente; um alimento diet não significa necessariamente que tenha menos calorias.
Por exemplo alguns chocolates diet que, apesar de restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.
Dessa forma, os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.

LIGHT
Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light há redução mínima de 25%. Isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida.
Os alimentos diet e light podem ser usados na alimentação de quem está emagrecendo de forma balanceada e sempre complementando o cardápio em substituição a outro alimento. Cuidado para não ingerir demais.
Os produtos light não são necessariamente indicados para pessoas com alguma doença (por exemplo diabetes) a menos que haja a eliminação de um ingrediente. No caso da Coca-coca light, ela poderia ser consumida por diabéticos pois há eliminação de açúcares. Na realidade, a Coca-Cola light também poderia ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares.



Basicamente a grande diferença entre light e diet está na quantidade permitida de nutrientes; ou seja, o diet precisa ser insento e o light precisa ter redução de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao produto convencional.
Se o seu objetivo é emagrecer o ideal é que você leia os rótulos com atenção para fazer a melhor escolha, e sempre compare a quantidade de calorias dos produtos diet e light entre si e com os produtos convencionais. Além disso esses produtos são mais caros que os convencionais, por isso antes de comprar veja se ele atende sua real necessidade.
E nunca deve-se aumentar a quantidade consumida simplesmente por se tratar de produtos diet ou light.

Nenhum comentário: