As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ACNE NA TPM

Uma pele acneica caracteriza-se pela presença de comedões abertos e fechados, pústulas, pápulas e em casos mais graves por cistos e abcessos. Geralmente não há uma causa isolada, mas sim uma série de fatores relacionados como:

- aumento da secreção sebácea; - hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebáceo; - alteração da flora bacteriana da pele; - reação inflamatória local; - influência hormonal; - tensão emocional (stress); - uso de cosméticos inadequados.

Na na fase adulta a acne geralmente se manifesta na TPM. Com o fim da TPM, as lesões desaparecem e caso isso não aconteça, é preciso fazer um tratamento hormonal.

A progesterona pode ter uma relação direta com a acne em mulheres adultas. Estudos demonstram que a acne e progesterona têm uma ligação, em termos de causas e tratamento. A ligação parece ser mais evidente com o fato de que a progesterona é considerado um factor que desencadeia o desenvolvimento de acne. O aumento do sebo na fase da TPM resulta muitas vezes em acne.

Na gestação a progesterona também pode ser uma vilã para o seu organismo, podendo levar ao desenvolvimento de alterações de pele indesejadas por todas as gestantes: acne, manchas escurecidas ou avermelhadas, estrias, celulites, varizes e microvarizes.

Ocorre um aumento da oleosidade, facilitando a formação de acnes e manchas no rosto vermelhas ou escuras. A acne pode ter diferentes graus de desenvolvimento, dependendo do seu tipo de pele. As manchas ocorrem principalmente na região central da face, bochechas, lábio superior, testa, nariz e queixo, pois a progesterona facilita a penetração dos raios ultra-violetas na sua pele; aparecem mais no segundo trimestre da gestação e em 50 a 70 % das mulheres. O escurecimento da pele ocorre nas regiões de mamilo, aréola mamária, linha média do abdome, axilas, períneo e coxas. Também ocorre escurecimento de pintas e cicatrizes já existentes.


TRATAMENTOS:

Primeiro você deve controlar a oleosidade da sua pele usando cosméticos adequados, desincruste, iontoforese, peelings químicos e mecânicos (peeling de diamante/ cristal). O fisioterapeuta dermato-funcional poderá avaliar sua pele e escolher um tratamento adequado.

Se sua pele mesmo assim continuar com acne você deve procurar seu ginecologista e dermatologista e verificar se existe alguma influência hormonal ou tensão emocional.

Na gestação deve-se ter muito cuidado e segurança ao fazer qualquer tratamento estético, o mais indicado seria esperar a gestação e fazer esses tratamentos após esta fase.

Nenhum comentário: