As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fisioterapia Dermato-funcional no pós-operatório de lipoaspiração


A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e usa cânulas conectadas a aparelhos de alto poder de sucção,  o movimento de vai-vem contínuo da cânula permite a remoção adequada da gordura, é indicada quando houver lipodistrofia. É importante ressaltar que a lipoaspiração não é um método de emagrecimento e sim de remodelagem corporal.
O trabalho da fisioterapia dermato-funcional no pós operatório da lipoaspiração tem sido amplamente indicado e deve ser iniciado precocemente. Podemos observar no pós operatório: hematomas, equimoses, edema tecidual, e seromas. Os recursos fisioterapêuticos bem utilizados podem diminuir o tempo de repouso, restaurar a funcionalidade, acelerar a recuperação, prevenir aderências e fibroses e restaurar o fluxo sanguíneo e linfático normal.

No período de 72 horas a 15 dias a drenagem linfática manual é muito importante, ela deve ser realizado pelo fisioterapeuta com conhecimento da técnica, sendo realizada com manobras lentas, suaves, ritmicas acompanhando a direção do transporte linfático. A drenagem vai ajudar na eliminação da retenção de líquido (edema) e prevenir fibroses.

O uso do Ultra-som acelera a cicatrização, alcançar a força tênsil normal, orientação do colágeno e da atividade de fibroblastos com prevenção da formação de fibroses. O Ultra-som deve ser de 3Mhz no P.O. imediato no modo pulsado a 20% com intensidade  de 0,3 W/cm2 e no P.O. tardio modo contínuo com intensidade de 0,5 W/cm2.

Devemos orientar o paciente a ter uma boa hidratação, se movimentar um pouco (fazer breves caminhadas pela casa), usar a cinta modeladora.

Em caso de fibrose tardia podemos utilizar ainda a radiofrequência mantendo uma temperatura de 37graus.

Como podemos observar nos pós operatório imediato de cirurgias plásticas o paciente pode apresentar grande ansiedade por resultados, dor, desânimo, por isso devemos ser bem atenciosos e delicados.

O ESPAÇO ESCULTURAL oferece atendimento especializado no pós operatório de cirurgia plástica:

RUA LEVINDO LOPES, 333 SALA 1208 - SAVASSI              FONE: (31) 4102-4636

Nenhum comentário: