As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

DEPILAÇÃO A LASER



Já pensou em acordar sem aqueles pêlos indesejáveis?


Esse é o sonho de homens e mulheres quando o assunto é depilação! Problema comum da espécie humana, a quantidade de pêlos já foi motivo de status e reconhecimento social, nos tempos remotos da história. Com o processo evolutivo eles passaram a ser indesejáveis...
A verdade é que os pêlos atuam como protetores e a partir do momento em que ganhamos casa, comida e roupa lavada, eles tornaram-se dispensáveis. É nesse momento que surge a depilação a laser, com status de depilação definitiva.
A técnica é bastante eficaz e o termo correto para a prática é redução definitiva dos pêlos. Com a aplicação do laser, os pêlos vão ficando cada vez mais finos e, por esse motivo, mais difíceis de serem eliminados totalmente.


Mecanismo de Ação do Laser na Depilação

O mecanismo de ação do Laser que tem a melanina como alvo é a fototermólise seletiva. O laser, terá afinidade para uma única estrutura, a qual irá apresentar um coeficiente de absorção específico. Todos sistemas de laser que utilizam a melanina como alvo apresentam um comprimento de onda maior que 600 nm. Quanto maior o comprimento de onda, mais profundo o laser irá penetrar na pele, o que é de muita importância, pois irá reduzir a ação térmica na epiderme.
A depilação a laser será eficaz quando o laser alcançar a porção do bulbo a uma determinada potência e produzir uma temperatura média de 60graus. Nesta tempertatua no nível bulbar, haverá a fototermólise seletiva, com destruição completa do pêlo.
A produção de calor além de destruir o bulbo piloso pode também destruir a melanina na epiderme, alterando assim outras células (dando resultados indesejados como queimaduras, cicatrizes, etc.). Por isso o paciente ideal é aquele com pele clara e pêlo escuro. É muito importante para uma aplicação eficaz e segura que a produção de calor se faça no tecido celular subcutâneo e que haja proteção na epiderme.

O processo



Se você imaginava que para a depilação a laser teria que deixar os pêlos grandes, está enganado! Antes da aplicação é preciso raspar o local . As sessões são simples e não exigem nenhuma outra preparação.
Em relação a dor, pode-se passar uma pomada anestésica em pessoas mais sensíveis.


Procedimentos pós Laser

Pode-se colocar compressa gelada as áreas tratadas, após alguns minutos com gelo, pode-se aplicar um creme à base de corticóide tópico para diminuir a resposte inflamatória;

Recomendamos o uso de ati-séptico nas áreas com maiores riscos de contaminação bacteriana (axila, virilha, genital);

Em áreas com alta densidade pilosa, e que há foliculite (barba) pode ser usado um antibiótico tópico em solução;

Nos casos de pele fototipo IV e V recomendamos o uso de clareador com seu início após 3dias de aplicação;

Todo paciente em tratamento com depilação a laser deve fazer uso de protetor solar.

Contra Indicações



  • Paciente fototipo VI (pele negra), pois como há grande concentração de melanina na pele poderá haver queimaduras;

  • História de quelóide, pois nos casos de depilação na face, pescoço e ombros, existe alta incidência de desenvolvimento de quelóides pós trauma térmico;

  • Importante distúrbio hormonal não controlado;

  • Pêlos muito finos e claros. Como o laser usa o cromóforo (melanina) para seu mecanismo de ação, quanto mais escuro e calibroso for o pêlo, mais rápido e fácil ele será destruído;

  • Pêlos brancos;

  • Dermatite em atividade;

  • Gravidez.

Nenhum comentário: