As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 28 de dezembro de 2008

MELASMA


Depois dos 30 anos, a pele fica mais sensibilizada e muitas vezes, em vez de ficar bronzeada, acabada toda manchada quando tomo sol. O quadro só piora quando uma mancha já se instalou no rosto. Estamos falando do melasma, uma marca de tom castanho que escurece principalmente o buço (mas também pode aparecer nas maçãs do rosto) de um número cada vez mais expressivo de mulheres.
Apesar do uso de hormônios contraceptivos e da gravidez serem fatores que colaboram para o aparecimento do melasma, a exposição solar intensa é, sem dúvida, o maior gatilho para o surgimento ou agravamento do problema. Existem estudos que apontam uma piora de até 50% com a exposição solar. Por isso, proteger-se do sol é a sua arma. A depilação a cera também pode gerar uma mancha no buço, com a depilação pode ocorrer uma irritação dos melanócitos que passam a produzir mais melanina, gerando dessa forma aquelas indesejáveis manchas no buço pós depilação.
O QUE É UM MELASMA?
Melasma é uma distúbrio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer no tronco, pescoço e membros superiores. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Acontece em cerca de dez por cento nos homens. Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele.
Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face e pode ser caracterizado como asa de borboleta). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.
CAUSAS

O melasma é causado por vários fatores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anti-concepcionais e principalmente a radiação ultravioleta e infravermelho.
O aumento na pigmentação, causado por estímulos hormonais, como o estrogênio e progesterônio ou o hormônio estimulante da formação de melanina, fazem com que o o melanócito (célula responsável pela produção do pigmento cutâneo)produza mais melanina. Ele não causa nenhum problema interno mas é queixa estética frequente na Fisioterapia Dermato-Funcional.
Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difícies de tratar.
PREVENCÃO
Evitar se expor muito ao sol, e usar filtros solares são duas formas de proteção, principalmente para gestantes. O uso de maquiagens deve ser feito com cuidado, verificando se o produto não causa maior absorção de luz solar e aumento na pigmentação da pele nas áreas de aplicação da substância, principalmente em pessoas alérgicas e durante a gravidez.
O cloasma pode não ser permanente, desaparecendo gradualmente com o fim da gravidez sem nenhuma ação da gestante. Os tratamentos para acabar com as manchas podem resolver o problema de forma lenta e progressiva. Existem ínumeras formas de tratar o melasma, mas o sucesso depende do acompanhamento dermatológico regular e da conscientização do paciente nos fatores de prevenção. Durante a gravidez, o tratamento é mais suave, afim de não prejudicar o feto.

Um comentário:

Anônimo disse...

tenho melasma ja fiz de tudo para retirar essas manchas mas não consigo, tenho pele negra acho que é ainda mais dificil, mas naõ vou desistir se alguém tiver alguma receita me envie.