As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

domingo, 11 de janeiro de 2009

IMC - ÍNDICE DE MASSA CORPORAL


O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável.


A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:


IMC = peso / (altura)2


IMC= PESO DIVIDIDO PELA ALTURA AO QUADRADO. CALCULE O SEU IMC E CONFIRA A FAIXA DE PESO:


  • ABAIXO DE 18,5- ABAIXO DO PESO NORMAL - Você está com o peso abaixo do normal. Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde que esteja causando este peso abaixo do normal, ou se o peso abaixo do normal pode estar ameaçando sua saúde.
  • ENTRE 18,8 E 24,9 - PESO NORMAL - Seu peso está considerado normal dentro da Organização Mundial de saúde. Algumas pessoas no entanto, já podem ter um maior risco de problemas metabóticos mesmo dentro desta faixa, principalmente se acumularem gordura na região interna do abdome. Uma maneira simples de avaliar isto é medir a circunferência da cintura. Mais de 80 cm de cintura em mulheres e 94cm em homens pode indicar um possível excesso de gordura no interior do abdome. Muita gente que se encontra nesta faixa de peso considerada normal tenta emagrecer, principalmente por razões estéticas. Para estas pessoas recomenda-se apenas um planejamento alimentar saudável e prática regular de atividades físicas. Os remédios para emagrecer não são indicados.

  • ENTRE 25 E 29,9 - SOBREPESO ( PRÉ-OBESIDADE) - Você está dentro da faixa chamada de pré-obesidade pela organização Mundial de Saúde. Sabe-se que este peso já pode representar um risco considerável para a saúde. Você pode éstar com pressão alta, diabetes ou aumento do colesterol. Nunca utilize medicamentos sem um acompanhamento médico e mesmo utilizando medicamentos é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas. A eficácea dos medicamentos aumenta muito quando esses hábitos saudáveis são implementados diariamente.

  • ENTRE 30 E 34,9 - OBESIDADE GRAU I - Você está na faixa de peso denominada obesidade grau I pela Organização Mundial de Saúde. Seu peso está causando um risco aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade já é considerada uma doença e necessita ser tratada. Procure seu médico para uma orientação adequada e não utiliza medicamentos sem a prescrição médica. É muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas.

  • ENTRE 35 E 39,9 - OBESIDADE GRAU II - Você está na faixa de peso denominada obesidade grau II pela organização Mundial de Saúde. Seu peso já está causando um risco muito aumentado para diversas doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade já é uma doença e precisa ser tratada; se você além disso tem diabetes, hipertensão arterial ou outra complicação importante da obesidade, a cirurgia para emagrecer pode ser a melhor solução para o seu caso. Procure seu médico para uma orientação adequada.

  • 40,0 E ACIMA - OBESIDADE GRAU III - Você está na faixa de peso denominada obesidade grau III pela Organização Mundial de Saúde. Esta categoria engloba todas as pessoas com mais de 40 kg/m2 de IMC. Muitas vezes é chamada também de obesidade mórbida. Seu peso está causando um risco altíssimo para diversas doenças, incluindo a diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e câncer. A obesidade neste grau é considerada uma doença grave e necessita ser tratada com todos os recursos disponíveis, incluindo os remédios e a cirurgia para emagrecer. Procure seu médico para uma orientação adequada.

Nenhum comentário: