As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ALIMENTOS ORGÂNICOS


Eles estão invadindo os mercados, mas ainda deixam muitas dúvidas quanto aos seus benefícios. Saiba mais sobre alimentos orgânicos!
“Coma isso”, “Tal alimento faz bem à saúde”, “É melhor você optar por esse se quiser emagrecer”. São tantos palpites quando o assunto é dieta, que às vezes ficamos perdidos.
Mas, uma dica todo mundo já escutou: Prefira os alimentos orgânicos! E esta, você pode seguir sem medo! “Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem o uso de agrotóxicos e pesticidas químicos, que são prejudiciais à saúde do homem e da natureza.
Seu processamento deve ser feito sem radiação ou uso de aditivos. Alguns estudos indicam que a exposição a estes agentes pode ser cancerígena ou neurotóxica. Este tipo de alimento também não pode sofre modificação genética, por isso são tão benéficos à saúde”, explica a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.
Na produção dos alimentos orgânicos tudo é levado em consideração, principalmente a preservação do meio ambiente. “As relações de trabalho também devem ser baseadas no tratamento com justiça, dignidade e equidade, independentemente das formas de contrato de trabalho (segundo a lei Lei nº 10.831/2003 de 29 de dezembro de 2007).
Este tipo de cultura também visa à manutenção de um solo saudável (menos desgastado), que provavelmente gerará alimentos mais ricos em nutrientes”, diz a nutricionista.Porém, como tudo o que é novidade, os alimentos orgânicos também dividem opiniões.
Alguns estudos ainda são controversos em relação aos seus benefícios. “Acredita-se que isto se deve a ausência de estudos epidemiológicos (com a população) e por interesses econômicos de indústrias não orgânicas”, ressalta ela.
O mercado mundial de orgânicos movimenta cerca de US$ 23,5 bilhões de dólares por ano, e há uma expectativa de crescimento da ordem de 20% ao ano (incluindo produtos alimentares ou não). É bem verdade que estes produtos ainda têm o custo mais elevado, mas com o aumento do consumo, a tendência é ficarem cada vez mais baratos.
O preço elevado vem do menor aproveitamento e do maior tempo e área de cultivo pra produzir uma mesma quantidade, quando comparamos com um produto não orgânico. Outra característica dos orgânicos é o sabor acentuado, pois os produtos químicos alteram o sabor dos alimentos. Contudo, fique atento: Todo produto orgânico deve ter um selo de certificação.

Nenhum comentário: