As informações disponíveis no Blog possuem apenas caráter educativo. Procure um fisioterapeuta dermato-funcional e faça uma avaliação e procedimentos estéticos com segurança.

terça-feira, 27 de março de 2012

7 maiores erros no combate à acne


1. Não ter hábitos saudáveis de alimentaçãoUma alimentação rica em gorduras é umas das formas de se estimular a produção de sebo. Verduras e legumes contribuem para a melhora do aspecto da pele, e quando associados à ingestão de bastante água, têm um resultado ainda melhor, pois o líquido ajuda a eliminar toxinas do organismo. "Todas as impurezas e gorduras do corpo são eliminadas pelos poros. Ter uma alimentação balanceada limita essa atividade e deixa a pele menos oleosa", ensina Gizelle Zambrotta, dermatologista funcional do Espaço Be de São Paulo.

2. Lavar a pele em água quente
A água quente dá a sensação de desengordurar a pele, quando na verdade está dilatando mais os poros, deixando o caminho livre para o sebo. "É por isso que a pele fica tão oleosa pouco tempo depois do banho. O ideal é usar água fria para lavar o rosto", explica Gizelle.

3. Espremer espinhas
A bactéria Propionibacterium acnes se alimenta do sebo produzido pelo organismo, e retirar espinhas mecanicamente, sem higienização adequada cria um ambiente propício ao seu crescimento e, como consequência, elas tendem a ficar ainda maiores. "Além disso, os adolescentes costumam ser violentos para retirá-las, o que provoca sinais, manchas e cicatrizes", explica Ingrid Peres, fisioterapeuta da rede Onodera.

4. Esfoliar a pele diariamente
Aposte na esfoliação, mas evite o exagero. "Essa ação deixa a pele mais fina e, consequentemente, o sebo armazenado nos folículos sobe mais rápido para a superfície, deixando a pele mais oleosa em menos tempo", explica Gizelle.

5. Passar pasta de dente
"Utilizar creme dental como secativo pode piorar a inflamação e, ainda, causar queimaduras uma vez que a pele já está sensibilizada na região", explica Gizelle. O ideal é utilizar produtos desenvolvidos para essa finalidade e que ainda podem camuflar o problema enquanto ele não desaparece por completo.

6. Tomar sol sem protetor solar
As manchas causadas pelas espinhas são resultado da alquimia que acontece quando a luz entra em contato com a ferida aberta. Espremer espinhas e não proteger a pele com um filtro solar formulado para peles oleosas é sinônimo de manchas futuras. "Tomar sol nos horários adequados e com bastante protetor solar pode até ajudar no combate à acne", afirma Ingrid.

7. Não higienizar a pele corretamente
Usar produtos próprios para pele oleosa, como sabonetes à base de enxofre, própolis, ácido salicílico e lactobiônico, entre outros ativos, regulam a produção de sebo. Além disso, existem hidratantes e protetores solares capazes de absorver o excesso da pele, deixando-a menos propícia ao crescimento das bactérias causadoras da acne. "O uso de produtos adequados é importante, mas também não se deve abdicb>ar de uma limpeza de pele profunda na região a cada 30 dias para manter os poros desobstruídos", finaliza Gizelle.

FONTE: Agência Hélice,  Especial para o Terra 
LINK: http://beleza.terra.com.br/suapele/noticias/0,,OI5653174-EI19783,00-Saiba+quais+sao+os+erros+no+combate+das+espinhas.html

Um comentário:

Betty Gaeta disse...

Oi Paula,
Amei o blog, está perfeito! Não tenho acne, mas sim pele resecada por conta do anastrozol (tive CA de mama tomo anti-hormônio). Vc bem que poderia tratar deste ressecamento por aqui.
Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Já estou seguindo e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.

www.gosto-disto.com