Resumo: Como a gordura é quebrada,
queimada e expelida:
1. Sem glicose, vem gordura
O combustível titular do corpo é a glicose. Quando ela acaba, as células de gordura liberam seu conteúdo, os triglicerídeos, que contêm oxigênio, hidrogênio e carbono.
2. Por partes
Os triglicerídeos precisam ser transformados para passar pela membrana das células. Por diversas reações complexas (se quiser entender essas reações leia todo o cliclo da lipólise abaixo), eles viram ATP, o combustível das células.
3. Ventilação
Falta ainda um elemento da equação: o ATP só vira energia quando recebe um banho de oxigênio. Esse oxigênio vem da respiração, através dos glóbulos vermelhos.
4. Na fogueira
O ATP é queimado (para usar um termo mais técnico, "oxidado") e se transforma na energia que o organismo estava pedindo. Essa queima tem dois subprodutos: água e gás carbônico.
5. Sobra água
A água que sobra tem de sair. Quem faz dieta sem exercício pode aumentar a frequência do xixi, mas quem comparece à esteira perde essa água pelo suor.
6. Sobra gás
O carbono que sobra se junta ao oxigênio e vira CO2, que retorna aos glóbulos vermelhos e vai parar nos pulmões, e dali é expelido pela respiração.
QUER SE APROFUNDAR E ENTENDER TODO O
CICLO DA LIPÓLISE E SUA ELIMINAÇÃO?
Os triglicerídeos são a forma de armazenamento no adipócito (célula de gordura) eles são usados como combustível pelas diferentes funções no nosso organismo.
Para que a gordura corporal seja disponibilizada como energia deve ocorrer a lipólise ( processo de desestocagem dos triglicerídeos dentro do adipócito).
O funcionamento desse sistema desdobra os triglicerídeos na superfície da gotícula de gordura, quebrando em glicerol e ácidos graxos, os ácidos graxos são liberados e metabolizados ou atravessam a membrana celular do adipócito para entrarem na circulação capilar.
Já na corrente sanguínea eles se ligam a albumina sérica, que atua como carregador e são transportados para as células que os utilizam como substrato energético (ex músculos na atividade física).
Como será liberada do organismo?
Células musculares degradam e queimam ácidos graxos até CO2 e H2O, utilizando a energia liberada para a produção de ATP que é utilizado no processo de contração muscular.).
O glicerol é degradado somente no fígado onde tem a enzima gliceroquinase. Dentro da célula o ácido graxo é ativado, cada acido graxo ativado consome 1 ATP.
O ATP é oxidado e se transforma na energia que o organismo estava pedindo. Essa queima tem dois subprodutos: água e gás carbônico. A água que sobra tem de sair na urina ou suor. Quem faz dieta sem exercício pode aumentar a frequência do xixi, mas quem comparece à esteira perde essa água pelo suor.
O carbono que sobra se junta ao oxigênio e vira CO2, que retorna aos glóbulos vermelhos e vai parar nos pulmões, e dali é expelido pela respiração.
Um comentário:
Muito bom Gabi, sempre tive essa curiosidade!
Postar um comentário